10 erros alimentares

10 Erros Alimentares que até Pessoas Saudáveis comentem todos os dias

Mesmo quando você tenta o seu melhor para comer bem, é difícil saber tudo sobre alimentação e nutrição do corpo. Eu converso frequentemente com pessoas que acreditam que estão fazendo boas escolhas e não percebem que alguns pequenos hábitos estão impedindo de terem uma saúde ótima. Aqui está uma lista de 10 principais erros de alimentação comuns e que são bem fáceis de consertar.

Adicionar sementes de linhaça inteiras para o seu café da manhã

Sementes de linhaça são repletas de gorduras ômega-3, fibras e lignanas (antioxidantes), que beneficiam a saúde do coração. Mas a linhaça inteira pode passar através dos intestinos sem ser quebrada, o que significa que você vai perder os benefícios de saúde que estão dentro da semente. Uma solução para isso é germinar a linhaça ou então usar ela moída (pode usar seu moedor de café por exemplo).

Fazer um smoothie extremamente nutritivo, mas que é uma bomba de calorias

É fácil combinar uma boa quantidade de superalimentos em um liquidificador. Mirtilos, manteiga de caju, chia, couve, bananas e leite de coco soam como um elixir dos sonhos para qualquer café da manhã, mas essas combinações podem rapidamente se transformar em bombas de calorias dentro do seu corpo. Por isso, misturar vegetais como raízes e folhas, e também sementes e frutas ricas em gorduras saudáveis, ao seu smoothie de frutas é sempre uma excelente opção para tirar os maiores benefícios de cada receita sem correr o risco de ingerir uma bomba de energia com excessos desnecessários.

Tomar suplementos com café preto

A cafeína do café pode dificultar a capacidade do seu corpo para absorver algumas das vitaminas e minerais presentes em suplementos e polivitamínicos, como, por exemplo,  cálcio, ferro, vitaminas B e vitamina D. E não é apenas o café preto mas também bebidas como chás com cafeína. Apreciar o café aproximadamente uma hora antes ou depois de tomar os suplementos é por isso uma boa prática, e além disso, é bom dar preferência para ingerir os suplementos usando água.

Para reduzir o açúcar da alimentação você corta frutas

A principal fonte de açúcar na dieta moderna é em bebidas adoçadas, não frutas. Refrigerantes açucarados não têm nutrientes benéficos, enquanto frutas tem fibra, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes saudáveis. Além disso, não existe a tendência de extrapolar ao comer frutas, mas com refrigerantes isso é fácil acontecer. Por exemplo, é mais fácil beber 1 litro de Coca-Cola em meia hora do que comer 12 bananas no mesmo tempo, e mesmo assim o refrigerante ainda contém mais açúcar sem nenhum nutriente. Escolha frutas e pule bebidas açucaradas, mesmo as que vêm na versão light ou diet.

Você confia em afirmações como “baixo teor de gordura” e “sem açúcar”

Por muitos anos, nós confiamos nas reivindicações da etiqueta que nos dizem o que nossa comida não contem a gordura, o açúcar, o gluten. É mais importante olhar o que o alimento contêm. Os alimentos ultra-processados ​​podem ser livres de gordura ou sem açúcar, mas também carregados com conservantes ou ingredientes refinados. Leia as listas de ingredientes e escolha alimentos que sejam o mais próximos possível da natureza. Dê preferência sempre aos alimentos que vêm da natureza e que são Comida de Verdade.

Você bebe leite de amêndoa para o cálcio, mas não agita a caixa antes de beber

As alternativas do leite feitas das amêndoas, dos cajus, do arroz, etc. são fortificadas frequentemente com cálcio e vitamina D. Mas os nutrientes adicionados não permanecem no líquido muito bem, e tendem a sedimentar no fundo do recipiente. Se você beber sem agitar antes, você não pode colher os benefícios das vitaminas e minerais adicionados. Agite bem antes de servir.

Você pular o tempero na salada

Legumes contêm vitaminas lipossolúveis A, E e K, e uma série de antioxidantes que requerem gordura para ser absorvido. Se você pular o azeite e o vinagre, você pode deixar de absorver alguns nutrientes-chave da salada. Sirva as folhas verdes com azeite, nozes, sementes ou abacate (todos ricos em gorduras saudáveis) para aumentar drasticamente a capacidade do seu corpo para absorver os nutrientes benéficos desses vegetais crus.

Você perde probióticos comprando o tipo errado de iogurte

O iogurte é leite fermentado, e os alimentos fermentados contêm probióticos. Assim, a lógica ditaria que todos os iogurtes são ricos em probióticos, mas infelizmente não é esse o caso. Se o iogurte foi aquecido ou pasteurizado, os probióticos são destruídos e não podem ser adicionados de volta. Procure as palavras “culturas ativas vivas” ou verifique as listas de ingredientes de nomes de probióticos específicos (lactobacillus acidophilus, L bulgaricus, etc.) Você está recebendo essas bactérias benéficas, que ajudam a digestão e apoiar o sistema imunológico. Eu particularmente prefiro o uso de kefir que é uma alimentação probiótica viva e extremamente benéfica ao corpo. Além disso, não é rica em açúcar, o que é comum em iogurtes de supermercado.

Usar isotônicos e bebidas esportivas desnecessariamente

Bebidas esportivas destinam-se a substituir líquidos e eletrólitos que são perdidos quando você sua excessivamente, e são adequados após esportes de resistência como um jogo de futebol ou maratona. Mas o açúcar extra e o sal dessas bebidas esportivas não são necessários para o exercício casual, moderado e com transpiração mínima. Depois de um esporte leve, a hidratação com água é a melhor escolha.

Espero que você tenha gostado e que essas dicas possam te ajudar na busca de uma vida mais saudável.

Grande abraço!

Tiago

 

Artigo original em Inglês: https://www.washingtonpost.com/lifestyle/wellness/10-nutrition-mistakes-even-really-healthy-people-make/2017/03/13/9a1a248e-02c6-11e7-b1e9-a05d3c21f7cf_story.html?utm_term=.2d12d6464f78

O que você achou desse artigo?