Fins de semana são ótimos pra relaxar, descontrair e conversar com nossos familiares e amigos queridos. Mas você sabe comer no final de semana de forma a se manter no caminho de boa alimentação, saúde e boa forma!?

Durante a semana, a sua rotina de trabalho estressante normalmente te deixa muito ocupado. Dá até pra falar que a rotina ocupa tanto nossa agenda que não temos tempo para pensar em comida e muito menos em tentar fazer o controle de macros…não é mesmo?

A boa notícia é que não precisa ser assim!

O DESAFIO DE COMER NO FINAL DE SEMANA

Aniversários, festas a noite, lanche com os amigos, chás de bebê, casamentos, jantares com os sogros – a lista de compromissos é interminável, só que a quantidade de comida que você pode naquele dia infelizmente não é.

Pode parecer inofensivo ter em cada evento uma “pequena exceção”…mas pensamentos como esse, de apenas essa vez eu vou me esbaldar podem facilmente tornar-se um hábito semanal recorrente.

Você pode não ser uma pessoa tão social, mas ama um domingo preguiçoso em casa e um sono seguido pela Netflix (quem não ama, né?).

Você pode ir à cozinha várias vezes para encontrar o lanche perfeito. Você tem um dia inteiro pra consumir suas metas de comida e não tem planejado direito essas metas para sábado e domingo. O que normalmente acontece é que antes que você perceba já são 15:00 e você está sem comida nenhuma.

E junto com isso sempre vem o chute no balde…né?

A verdade aqui é que sempre vai existir o final de semana, certo?

E terão ocasiões que surgirão como um desafio!

Mas tudo se concentra em como você vai escolher lidar com cada desafio. As suas escolhas sobre o que comer no final de semana farão a diferença!

Se você tem objetivos para melhorar a saúde e o corpo, seu organismo não tá nem aí se é ou não final de semana.

Então o seu esforço para alcançar seus objetivos também não querem saber o dia da semana, ou você segue fazendo o que precisa ser feito ou todo final de semana vai zerar seu caminho em busca do corpo magro e forte. 

Uma dica que pode ajudar aqui é a de conversar com seu coach e ajustar suas metas em uma terça-feira em vez de fazer isso no sábado.

Não trate o final de semana como se fosse diferente do resto da semana!

A sua rotina pode mudar durante esses dois dias, mas você deve continuar com o mesmo foco que o da semana.

Pra te ajudar, gravei esse vídeo aqui em baixo com 7 dicas pra que, mesmo mudando sua rotina nos finais de semana, você não precise comer o mundo inteiro nesses dois dias! 🙂

COMO ENCARAR O FIM DE SEMANA?

botão inscrição documentário

Se você tem reuniões e compromissos marcados, aqui vão umas dicas:

  • Faça um planejamento antecipado
  • Veja a necessidade de consumir o que é servido no bar ou na festa de aniversário, lembrando que você sempre pode pedir uma água com gás e limão espremido (ou algo menos prejudicial)
  • Coma antes de ir para alguns eventos. As vezes, estar com fome enquanto está com os amigos, por exemplo, pode estimular e influenciar as suas escolhas alimentares
  • Aprenda a dizer não! Você pode definir seus limites para se concentrar em sua dieta.
  • Você pode encontrar outras formas para sair com seus amigos! Todo mundo gosta de uma noite com os velhos amigos para descontrair e conversar, não é? Mas nem sempre precisa ser junto com comida e bebida! Aproveite ao ar livre, vá a algum show, o que for!

Estruture o seu final de semana: 

  • Planeje as suas refeições para o dia! Assim, você terá controle sobre o que comer no final de semana estando dentro da sua dieta.
  • Saia de casa! É mais difícil enfrentar os desafios se você ficar em casa o dia inteiro sem ter nada para fazer
  • Use o seu tempo extra para planejar sua próxima semana! Dê uma olhada no seu Menu semanal, pense em como atualiza-lo e comece a se preparar!

Devemos lembrar que fins de semana são o que nós fazemos deles!

As vezes, podem ser que não saiam perfeitos e que os desafios estejam difíceis demais. Mas não tem problema! Você não está sozinho nisso e sempre pode melhorar no próximo sábado!

Você tem as suas ferramentas para se manter no seu plano de dieta e para lidar com os seus limites!

Lembre-se das suas escolhas sobre o que comer no final de semana!

Quanto mais conscientemente você começar a lidar com suas escolhas e entender os seus hábitos diários, mais fácil encontrará maneiras de permanecer no seu plano de construir uma vida que apoie seus objetivos!

E aí, vamos nessa?!

Grande abraço!

Tiago Batista

Créditos da imagem de capa: Shane Rounce
Artigo originalmente publicado em inglês.

O que você achou desse artigo?