7 leites saudaveis

Os leites vegetais já não são mais um segredo das famílias hippies. Ele já é uma bebida comum e tem se tornado cada vez mais popular como uma alternativa ao leite de vaca. Conhecida no mundo fitness como a bebida do emagrecimento, os diversos tipos de leite de castanha ou de côco (o meu preferido) têm sido bastante ostentados quando o assunto é desintoxicação do corpo, dietas paleo ou receitas de cappuccino sem lactose.

Muitas vezes só ouvimos falar de leite de amêndoas, e não tem nada de errado com isso. O leite de amêndoas é delicioso e é uma excelente opção para quem quer emagrecer e adotar uma alimentação low carb.

O que muita gente não sabe é que na verdade, além do leite de amêndoas, existe uma variedade enorme de outros leites vegetais, com tamanhos e texturas diferentes e que são igualmente ricos em sabor, textura e propriedades emagrecedoras: côco, avelãs, castanhas de caju, nozes, pistache, macadâmia e castanha do Pará (para você que não conhece todos esses, coloquei os vídeos mostrando como fazer logo abaixo nesse post) .

Eles ajudam a emagrecer especialmente porque fornecem grande quantidade de gorduras boas ao organismo, o que aumenta nossa saciedade e diminui nossa fome em poucos minutos.

Sobre os diversos tipos de castanha que podemos usar para fazer leite, o mais importante aqui não é qual castanha você escolhe, mas como você vai fazer o leite dela. Dependendo da região do Brasil que você está, os preços podem variar muito e, por isso, vale a pena comprar a mais barata para fazer seu delicioso leite low-carb.

O leite de castanhas caseiro é a opção mais nutritiva, ecológica e saudável,  já que não possui espessantes extras, aditivos ou contaminação por contato com embalagens de alumínio. Ah, e eu gosto tanto desses leites de vegetais que uso vários deles nas minhas receitas do Menu do Tiago. Para baixar seu cardápio Grátis para a próxima semana, clique na imagem abaixo!

Para fazer leites de castanhas, você pode usar a mesma técnica que eu ensinei no vídeo acima, independente da castanha escolhida. Agora, depois que você preparou seu leite delicioso, basta saber com que receita ele vai bem! 😉

Leite de Coco

Diferentemente dos leites de castanha logo abaixo, o leite de coco é mais simples e fácil de fazer. Por isso e por causa do sabor incomparável, o leite de coco é o meu leite vegetal preferido.

RECEITA BÁSICA DO LEITE VEGETAL

1 xícara da castanha de sua preferência
5 copos de água filtrada
2 tâmaras secas (sem caroço, opcional)
1 pitada de sal marinho ou sal rosa do Himalaia
MODO DE PREPARO:

Coloque as castanhas em um recipiente com água, feche bem e deixe descansar por 8 horas. Depois disso, escorra a água e coloque as castanhas com todos os outros ingredientes no liquidificador. Bata em potência alta por 2 minutos. Use um pano limpo e seco (ou um saco de voal) para coar. Armazene em um frasco de vidro por até 5 dias.

Leite de Macadâmia+Pistache+Amêndoas

Leite de Amêndoas

Leite de Castanha de Caju

Leite de Castanha do Pará

Ah, e do mesmo jeito que eu fiz nos vídeos, os únicos equipamentos que você precisa para fazer qualquer leite caseiro são um liquidificador e um saco de pano (ou pano de prato limpo) para coar (coar na peneira não é tão eficiente e fácil como no pano).

Em resumo, você pode escolher a castanha que você quiser, preferir ou a que estiver mais barata. Todas elas te darão um leite deliciosamente cremoso, saudável e emagrecedor.

Um grande abraço!
Tiago Batista

 
ps.: sobre o amendoim, muita gente me pergunta como fazer leite de amendoim. Confesso que eu nunca vi leite de amendoim. Além disso, vale lembrar que amendoim não é castanha, mas uma leguminosa. É isso mesmo! O amendoim é um legume…então, se você vai fazer leite de castanha, escolha castanhas! 😉

O que você achou desse artigo?