7 motivos para beber kombucha todos os dias

Conhecido como o Elixir da Imortalidade, a kombucha é uma bebida com enormes benefícios para a saúde.

Bebida fermentada de chá preto misturado com algum tipo de açúcar, tem ganhado evidência cada vez maior como um alimento funcional.

Basicamente, a kombucha contém uma colônia de bactérias e leveduras que são responsáveis ​​por iniciar o processo de fermentação quando estão na presença de açúcar.

Após a fermentação o açúcar usado é consumido e a  kombucha passa a ser uma bebida rica em vitaminas do complexo B, enzimas, probióticos e uma alta concentração de ácido (acético, glucônico e láctico).

Esses subprodutos do processo de fermentação são extremamente benéficos para o corpo pois contribuem para:

  • Limpeza e desintoxicação: a desintoxicação em um programa de 3, 5 ou até mais dias começa nos intestinos. Como a Kombucha atua diretamente na saúde desse órgão, todo processo de desintoxicação é facilitado.
  • Perda de peso: ao fortalecer a flora intestinal e potencializar a desintoxicação você retoma o controle diante dos alimentos, o que como consequência te ajuda a fazer escolhas mais saudáveis e sem sofrimento. A consequência? Emagrecimento saudável.

Não bastassem esses dois benefícios incríveis, tornar mais saudável a flora intestinal usando kombucha influencia em outros aspectos da sua saúde, como:

  • Redução de dores nas articulações
  • Prevenção de Câncer
  • Digestão melhorada
  • Fortalecimento do sistema imune
  • Energia Aumentada

Como expliquei no vídeo aí em cima, a solução de chá + açúcar é fermentada por bactérias e leveduras formadas em uma colônia simbiótica de organismos vivos. Ah, e embora seja feita normalmente com chá preto, a kombucha também pode ser feito com chá verde.

Benefícios Probióticos da Kombucha

Antes de saber quais são os benefícios probióticos da kombucha, você sabe o que é um alimento probiótico?

Basicamente, e resumindo o que falei ali em cima, são alimentos que contém bactérias benéficas para a saúde dos nossos intestinos.

Promover o desenvolvimento dessas bactérias melhora a digestão e absorção dos nutrientes e a saúde geral do corpo. Isso significa um melhor funcionamento intestinal, fortalecimento do sistema imunológico e a consequente perda de peso e prevenção de doenças.

Associar o uso da kombucha a programas de emagrecimento tem um efeito altamente potencializador.

Por exemplo, no programa Detox de 3 Dias, minhas alunas que usaram a kombucha após o programa, conforme foi orientado no passo a passo, potencializaram seus resultados. Os resultados do D3D foram muito mais eficazes quanto a quebra do vício e o emagrecimento saudável.

Isso acontece porque, ao desintoxicar o corpo, você para de alimentar as bactérias ruins que estão no intestino e passa a alimentar as bactérias benéficas a nossa saúde.

As bactérias saudáveis presentes na kombucha normalmente são dos seguintes tipos:

  • Zygosaccharomyces
  • Gluconacetobactéria
  • Lactobacilos
  • Acetobactéria

Agora que você sabe quem são as bactérias boas, amigas do seu intestino, que estão presentes na kombucha, veja só os incríveis benefícios que elas podem trazer para o corpo quando consumidas regularmente.

7 Motivos para Beber Kombucha todos os dias

Já foi demonstrado em pesquisas que a kombucha pode atuar de forma eficiente na preservação e recuperação da saúde devido a sete propriedades principais:

  1. Desintoxicação
  2. Antioxidação
  3. Aumento de energia
  4. Promoção da imunidade
  5. Melhora a digestão
  6. Preveção de câncer
  7. Emagrecimento saudável

[icegram campaigns=”2194″]
Esses benefícios-chave são os principais quando você consome kombucha regularmente. Conheça abaixo cada um deles no detalhe.

1. Potencializa a Desintoxicação

Nesse ponto, é incrível a capacidade desintoxicante da kombucha. Isso porque a kombucha tem elevado potencial para neutralizar a toxicidade das células hepáticas. Sobre isso, um estudo desenvolvido em 2011, as células do fígado foram protegidas de lesões oxidativas e realmente mantiveram sua fisiologia normal, apesar de estarem expostas a uma toxina in vitro. Segundo os pesquisadores, isso “relaciona-se à atividade antioxidante da kombucha, o que poderia ser benéfico contra doenças hepáticas, onde o estresse oxidativo é conhecido por desempenhar um papel crucial”.

Como disse, a potencialização desses efeitos de desintoxicação pode ser melhor conduzida dentro de um passo a passo como o Detox de 3 Dias. Para conhecer melhor esse programa e aproveitar os benefícios de se juntar a essa turma, acesse agora mesmo enquanto há vagas.

2. Melhora a Digestão

Já foi mais que comprovado que a kombucha neutraliza os radicais livres que criam desordem no sistema digestivo. Só que isso nem é o mais importante que a kombucha faz pela digestão. O bom mesmo é que ela fornece altos níveis de ácidos, probióticos e enzimas benéficos ao organismo. Algumas pesquisas mostraram a habilidade da kombucha de prevenir e curar úlceras estomacais e intestinais.

3. Aumento de Energia

Esse aumento de energia se deve, fundamentalmente à formação de ferro que é liberado do chá preto durante o processo de fermentação. Além disso, há também a presença de cafeína (embora em quantidades muito pequenas) e vitaminas b, que ajudam a energizar o corpo. Através de um processo especial conhecido como quelação, o ferro liberado ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue aumentando a concentração de oxigênio fornecida aos tecidos, o que estimula o processo de produção de energia no nível celular. Em outras palavras, ao ajudar o corpo a criar mais energia (ATP), o chá antigo pode te ajudar a ficar com mais energia.

4. Fortalecimento do Sistema Imunológico

A kombucha consegue melhorar sistema imunológico por causa da sua capacidade de combater e reduzir os radicais livres. Ela reduz o estresse oxidativo e a imunossupressão das células e isso causa um poderoso efeito antioxidante. Os cientistas suspeitam que esse efeito e a vitamina C presentes no kombucha são seus principais segredos na proteção contra danos celulares, doenças inflamatórias, tumores e depressão geral do sistema imunológico. Além disso, sabemos que os probióticos encontrados em kombucha agem de maneira complementar no fortalecimento do sistema imunológico.

5. Alivia dores Articulares

A kombucha pode ajudar a curar, reparar e prevenir danos nas articulações de várias maneiras. Kombucha é carregado com glucosaminas, que aumentam a produção de ácido hialurônico sinovial. Isso suporta a preservação do colágeno e previne a dor artrítica. Da mesma forma que suporta colágeno articular, também suporta colágeno de todo o corpo, o que combate celulites e reduz as rugas na pele.

6. Prevenção do Câncer

A kombucha também é benéfica para a prevenção e recuperação de câncer. Um estudo publicado em Cancer Letters descobriu que o consumo de ácido glucárico (encontrado na kombucha) reduz o risco de câncer em seres humanos.

7. Age no Controle do Peso e no Emagrecimento Saudável

Dados de um estudo realizado em 2005 mostraram que a kombucha melhora o metabolismo e limita a acumulação de gordura. Esses resultados fazem sentido, uma vez que ao consumi kombucha eleva-se no nosso corpo as concentrações de ácido acético (tal como o vinagre de maçã) e os polifenóis, que são comprovados para ajudar a aumentar a perda de peso.

Como fazer Kombucha

Como pode ficar caro comprar kombucha engarrafada todos os dias, é bom saber que é uma bebida simples e prática de se fazer.

Tudo o que você precisa é chá preto, um recipiente adequado e o disco das bactérias amigas (esse disco normalmente é doado, já que as colônias de bactérias se proliferam e geram filhotinhos). Busque na internet e você encontrará uma comunidade de doação de kombucha perto da sua casa.

Precauções

Um ponto importantíssimo que deve ser observado é justamente com relação à conservação da matriz de bactérias que origina a kombucha (eu to falando da panquecona do vídeo! :-D). Como essa matriz normalmente é doada, é essencial saber a procedência. Uma kombucha que você não conhece ao certo a origem pode causar alguns sintomas desagradáveis ao seu organismo.

Limpeza e conservação adequadas fazem com que os benefícios que você acabou de ler sejam potencializados, o que aumenta a saúde geral do seu corpo e sua capacidade de emagrecer e manter o peso.

Desde que descobri a kombucha como amiga da saúde, dos intestinos e do emagrecimento saudável, não me separei mais dela. Como deu pra perceber, é fácil, prático, simples de fazer e é um alimento extremamente benéfico ao corpo.

Eu recomendo! 😉

Um grande abraço!
Tiago Batista

Ps.: se você ainda não acessou o programa Detox de 3 Dias, veja AGORA o que preparei para a próxima turma PREMIUM.

*texto original publicado em Food is Medicine, by Doctor Axe.

O que você achou desse artigo?