alcool

O consumo de alcool é sempre um bom debate quando você começa a fazer a contagem de macros. Afinal…

BEBER OU NÃO BEBER ALCOOL?

Essa é uma boa pergunta – e não há uma resposta única para todas as pessoas.

O álcool não contém macronutrientes, mas não precisa se animar muito quanto a isso não…

Isso porque, mesmo sem ter macros, o alcool contém muitas calorias…tipo MUITAS CALORIAS mesmo.

Se você faz o controle de macros da sua comida, o álcool PRECISA ser contabilizado, caso contrário você poderá errar feio nas suas contas e parar de progredir.

Artigos relacionados:

A MATEMÁTICA

A gente já sabe que as macros se convertem em calorias e, com o álcool não é diferente. Se você ainda não sabe direitinho o que significa a conversão das macros em calorias, aqui vai um resuminho bem rápido:

  • 1 grama de carboidrato = 4 calorias
  • 1 grama de proteína = 4 calorias
  • 1 grama de gordura = 9 calorias

Agora, quando falamos de alcool, mesmo não contendo macronutrientes, ele contém sim calorias, na seguinte proporção.

  • 1 grama de álcool puro = 7 calorias

Por esse motivo, você pode ver por que incluir o consumo de álcool em sua contagem de macros é importante.

E se você faz o controle de macronutrientes:

SEU ORÇAMENTO

Pense no seu orçamento financeiro. É dia de pagamento e você recebeu uma quantia de fundos para gastar com sabedoria. Você pagou as contas, se alimentou e economizou. Agora, você avalia o que resta em seu orçamento para “itens não essenciais”. Novas roupas, sair para jantar ou até comprar um pacote de 6 cervejas. Claro, muitos de nós podemos pagar esses itens.

Por outro lado, alguns estão com um orçamento mais apertado.

Agora pense em sua alimentação e o controle de macros da mesma forma. A diferença é que na nutrição, você tem que considerar que todo dia é dia de pagamento e você recebe um novo conjunto de calorias/macros depositadas em seu corpo todas as manhãs para gastar com sabedoria.

Com quais alimentos você pode gastar suas macros? E, sendo mais específico com o assunto desse artigo, você pode pagar por álcool no dia de hoje?

TUDO DEPENDE DO SEU OBJETIVO

Seja controlando calorias ou macros, você está consumindo uma certa quantidade deles para perder, manter ou ganhar peso. Em termos científicos, você está a todo momento sendo hipocalórico, isocalórico e hipercalórico.

Se o número que a balança marca ou o tamanho da sua calça são sua prioridade, então sim, você pode colocar um copo de vinho no seu dia regularmente e ainda ficar 100% no caminho certo da contagem de macros.

Agora se você está acompanhando sua ingestão de alimentos com o objetivo de obter a composição corporal ideal, o desempenho em atividades físicas ou ainda para melhorar a saúde e o bem-estar, você precisará controlar seu orçamento um pouco mais.

MAS POR QUE ISSO?

Bem, o álcool não fornece nenhum benefício nutricional. Nada, NENHUM MESMO! Se você já ouviu falar de “calorias vazias”, mas nunca entendeu o que isso significa, agora você sabe.

Por exemplo, se você encher o tanque de gasolina do seu carro apenas metade com gasolina e o resto do caminho com água, seu carro não vai correr muito bem. Não é uma regra sem sentido…é sim uma diretriz bem específica.

Como você está usando o controle de macronutrientes específicos para ajudá-lo a atingir objetivos específicos, considere que para ter a composição corporal ideal, desempenho atlético otimizado e órgãos e sistemas saudáveis, seu corpo precisa receber todos os nutrientes específicos. Para isso, você ingere alimentos, divididos em macros, e que alocam quantidades específicas de calorias.

Por esse motivo, você precisa sim considerar que cada grama de alcool vai contar 7 calorias no seu controle de macros.

E QUANDO CHEGA O CONVITE DO HAPPY HOUR?

Sempre que chega a hora de beber com os amigos e familiares, se esse for o seu estilo de diversão, considere aceitar ou recusar educadamente essa oferta analisando seu orçamento de macros.

Pergunte-se sempre se existe espaço para o álcool ou se os seus objetivos exigem que você aloque suas calorias com nutrientes mais densos!

Incluir bebidas no controle de macros é sempre possível. Você só precisa saber como fazer essa contagem.

Uma dica extra é considerar que as calorias do álcool nunca devem sair das proteínas do dia. Elas são muito valiosas para sua composição corporal.

Grande abraço!
Tiago Batista

Créditos da foto de capa: Gabriel Gurrola
Artigo originalmente publicado em inglês.

O que você achou desse artigo?