beneficios do kefir

Quer saber os benefícios do kefir? Se você já conhece os benefícios, no final desse post tem uma receita de Kefir Detox. Pega lá e me diz o que achou. Agora, se você conhece pouco do que o kefir pode fazer por sua saúde e seu emagrecimento saudável, leia e aproveite tudo o que expliquei aqui! 😉

Todos nós estamos já cansados de mil e uma promessas de dietas milagrosas. É sabido que não existem fórmulas mágicas e que, se quisermos emagrecer, necessitamos sobretudo de método, determinação e dedicação. Além disso, muitas das dietas que nos recomendam não são propriamente saudáveis e é necessário termos atenção em não colocarmos o nosso corpo e a nossa saúde em risco.

Por isso, é fundamental encontrar aliados que nos permitam emagrecer de forma saudável, sem nos colocarmos em risco e sem sacrifícios pessoais desnecessários. E um dos grandes aliados de peso, que nos últimos tempos tem sido cada vez mais estudado e recomendado pelos nutricionistas de todo o mundo, é o kefir.

Mas o que é o kefir?

A sua origem remonta às montanhas do Cáucaso*, onde é produzido e consumido há vários séculos. É um produto probiótico que resulta da fermentação de algum tipo de substrato, à semelhança do iogurte, por exemplo. Aliás, esses dois alimentos se assemelham muito quanto ao aspecto e textura. Contudo, não se deixe enganar. O valor nutricional e terapêutico do kefir é muito maior que o do iogurte.

Para produzir kefir, você deve ter dois elementos básicos: o substrato e as colônias de lactobacilos. Como substrato, é possível usar qualquer tipo de leite (vaca, cabra, soja, arroz ou coco) e também diversos tipos de açúcar (melado, mel, frutose, refinado). Além disso, o kefir é composto por proteínas, lípidos e kefiran, um tipo de mucopolissacarídeo solúvel.

Em comparação com o iogurte, esse seu primo não muito afastado, o kefir contém vários grupos de bactérias e leveduras que são benéficos para o organismo ou que controlam e eliminam as leveduras prejudiciais que existem no nosso organismo e que prejudicam nosso metabolismo.

A sua preparação é bastante simples. Para isso, basta adicionar os grãos de kefir  ao substrato e armazenar por um período que varia de 24h a 48h. A fermentação do líquido pelos grãos de kefir faz com que todo o açúcar do substrato seja consumido, ficando a parte boa e saudável para nosso corpo. Depois desse período é só coar e beber.

Como os grão de kefir são organismos vivos, sendo alimentados pelo substrato que você fornece a eles, podem ser reaproveitados a todo momento. Dizem inclusive que é um tipo de cultivo, no qual você após a “colheita” basta fornecer novo substrato, de forma constante e por tempo indeterminado.

Os benefícios do Kefir para um Emagrecimento Saudável

Assim, são vários os benefícios para a saúde em geral e para um emagrecimento saudável em particular. O kefir tem, por exemplo, um alto teor nutricional, sendo rico em vitamina B1, B12, em cálcio, magnésio, biotina, ácido fólio e em fósforo.

Isso tudo significa que além de agir fortemente na desintoxicação do corpo, contribui para fortalecer o sistema imunológico, o que alivia, por exemplos, problemas de pele como o eczema ou o acne. Por esse motivo, também é muito recomendado pelos dermatologistas.

Além disso, o kefir ajuda a melhorar e a regular a flora intestinal, sendo essa sua principal função no consumo de kefir. Ao regular e fortalecer a flora intestinal, é muito útil para quem quer emagrecer (e também pra quem toma antibióticos). É ainda rico em lactase, o que significa que funciona como uma ótima alternativa para quem sofre de intolerância à lactose.

Para quem sofre de prisão de ventre, de gastrite, de úlceras ou de intestino facilmente irritável, o kefir também é um excelente aliado. Ajuda ainda no equilíbrio do colesterol, devido ao filoesterol e ao estanol, que controlam a absorção do de toxinas na corrente sanguínea. Isso faz com que, além de contribuir para um emagrecimento saudável, ajude também a prevenir doenças cardíacas.

É sabido também que o kefir tem propriedade anti-cancerígenas, sendo uma excelente forma de prevenção. Melhora os rins e o fígado e tem um efeito calmante, contribuindo para um maior descanso ao dormir. A redução da ansiedade e o controle da depressão também são observadas com o uso de kefir. Todos esses são elementos a serem observados para quem quer controlar ou reduzir o peso em uma dieta.

Finalmente, o probiótico presente no kefir acelera o metabolismo e faz com que queime gorduras de forma mais célere. Isso significa que quem tenha o metabolismo mais lento irá também ter benefícios com o consumo de kefir ao procurar emagrecer.

No entanto, não se esqueça que o kefir, isoladamente, não é solução para emagrecer. É preciso, antes de tudo, entender o papel da desintoxicação do corpo nesse processo. Quebrar o vício em açúcar e em alimentos processados é o principal ponto do detox para quem quer emagrecer. Sem vício você tem mais controle diante de alimentos produzidos especificamente para que você os consuma cada vez mais. Nesse ponto, o kefir também é espetacular devido ao poder desintoxicante que ele tem no nosso organismo.

Com o corpo desintoxicado, manter uma alimentação equilibrada, regulada e sensata, mantendo uma atitude responsável e praticando exercícios físicos fica muito mais fácil e prazeroso. Vale ainda ressaltar que consulte sempre o seu médico ou nutricionista e informe-se junto de profissionais sobre a utilização do kefir para desintoxicação do corpo e como elemento de uma alimentação saudável.

Depois disso tudo, vale ressaltar que o kefir pode ser usado em Sucos Detox, uma das melhores formas que eu gosto de alimentar meu corpo! 😉

Eu particularmente sou fã dessa receita, feita com kefir de água:

Kefir Detox

  • 100ml de kefir
  • 1 maçã-verde
  • 1 folha de couve
  • 1/2 limão (só o suco)

Processo os vegetais na juicer e depois adiciono o kefir. Misturo bem e bebo logo em seguida. Quando faço no liquidificador, bato os vegetais com água e depois de coar adiciono o kefir. Quando decido não coar, simplesmente bato tudo junto e bebo!

Depois me diz o que achou dessa receita? Uma forma gostosa e extremamente saudável de cuidar da flora intestinal! 😉

Ah, e se você tem interesse em outros tipos de alimentos probióticos, quero te convidar a conhecer o kombucha. É diferente do kefir…e tão bom quanto. 🙂

Grande abraço!
Tiago

*Cáucaso (fonte: Wikipedia) – ou Caucásia (em russo Кавказ (Kavkaz), em turco Kafkas e em georgiano კავკასია (K’avk’asia)), são nomes dados a uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio, que inclui a cordilheira do mesmo nome e as planícies adjacentes. Aquela região marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia, fazendo com que alguns de seus países sejam considerados transcontinentais, como a Turquia, cujos territórios dividem-se em uma porção geograficamente europeia e outra asiática. A região é dividida em duas partes: uma norte e outra sul, respectivamente, Ciscaucásia e Transcaucásia.

O que você achou desse artigo?