coar ou não coar sucos detox

Você tem uma peneira em casa e não sabe ao certo se deve…

COAR OU NÃO COAR SUCOS DETOX???

Então esse post é para você!

Quem me segue sabe que todos os dias tem vídeo novo de receitas no meu canal do facebook. E o curioso é que toda vez que eu coo algum suco nos meus vídeos, recebo MUITAS mensagens dizendo algo mais ou menos assim:

“Tiago, eu gostei muito dessa receita, mas não vou coar porque não quero perder os nutrientes que você desperdiça”.

Olha, vou te dizer uma coisa. Isso aí é uma meia verdade, e para saber toda a verdade sobre coar ou não coar sucos detox, você precisa entender apenas uma coisinha: vou te falar um pouco sobre as fibras nos vegetais.

Um elemento importante e essencial de todos os vegetais são as fibras. Elas podem ser divididas em 2 categorias:

  • as fibras solúveis em água
  • as fibras insolúveis em água

Esses dois tipos de fibras entram no nosso sistema digestivo, passam pelo estômago e pelos intestinos e saem sem serem digeridas pelo corpo.
Nesse outro post aqui, além de discutir qual tipo de equipamento é melhor para fazer sucos detox, eu explico mais algumas coisinhas sobre as fibras dos vegetais:

Como não digerimos as fibras dos vegetais, a escolha de coar ou não coar sucos detox deve estar mais relacionada a sua ESTRATÉGIA quando você decide seguir um detox de sucos.

QUANDO COAR SUCOS DETOX

Se você faz sucos pelo simples prazer de agradar seu paladar, coar ou não coar sucos detox é indiferente. Faça os sucos com o objetivo de ter uma receita o mais agradável possível para o seu gosto.

Tem gente que gosta dele bem fibroso, e por isso não coa. Mas também tem gente que não gosta de “mastigar seus sucos” e por isso acaba coando.

Assim, se você se encontra nesse tipo de situação, fazendo sucos detox pelo simples prazer de beber uma deliciosa receita, faça da forma que você achar mais gostoso: coado ou não.

Se você precisa de inspiração para escolher receitas gostosas e saudáveis, nesse post aqui em baixo eu coloquei 5 deliciosas receitas. Experimente!

Agora, por outro lado, se você está em uma estratégia de desintoxicação do corpo, aí sim, coar é uma etapa importante, essencial e mais benéfica para seu corpo.

Coando, você poderá potencializar seus resultados.

QUANDO NÃO COAR SUCOS DETOX

Tudo bem que quando eu não coo os sucos eu acabo ingerindo as fibras e eu sei que elas têm propriedades benéficas para o funcionamento dos intestinos, mas o que estou apresentando aqui é um ponto de vista sobre a desintoxicação e a absorção de nutrientes (com consequente nutrição das células do corpo de forma mais rápida).

E digo mais! Melhor do que coar, se você tiver condições, use um processador de alimentos ou uma juicer para isso. Esses equipamentos fazem o “trabalho sujo” e já separam os sucos e nutrientes dos vegetais das suas fibras.

POR QUE COAR NO DETOX?

Em uma estratégia de desintoxicação, o detox de sucos, seja ele de 3 dias, 5 dias, 12 dias ou qualquer outro protocolo de execução, o ponto principal é a nutrição rápida e profunda das nossas células. Essa é a parte MAIS IMPORTANTE se você deseja entender isso de uma vez por todas.

Como nosso corpo não consegue extrair 100% dos nutrientes presos nas fibras dos vegetais durante o processo de digestão, ingerir os sucos com as fibras é algo que vai “lentificar” esse processo de absorção de nutrientes, deixando ele mais demorado do que poderia ser.

Isso aqui é muito importante porque, em um detox, queremos conseguir duas coisas essencialmente:

  1. promover uma rápida nutrição celular
  2. descansar todos os órgãos que fazem parte da digestão

Vou criar um exemplo com números para facilitar a explicação! Quero deixar claro, antes do exemplo, que dependendo do processo de extração, os percentuais podem ser bem diferentes.

Ao fazer um suco, vamos dizer que 30% dos nutrientes ficam presos às fibras e 70% ficam na solução líquida. Quando você não coa, você ingere as fibras junto. Como não temos a capacidade de digerir as fibras dos vegetais, você vai de qualquer forma eliminar esses 30% de nutrientes nas fezes.

Por outro lado, quando você coa, fica apenas com o suco que está com 70% dos nutrientes dos vegetais diluídos nele.

Como não há fibras para atrapalhar nem lentificar o processo de absorção dos nutrientes, a velocidade de absorção é muito maior, o que acelera a nutrição celular.

Assim, estando na forma líquida, os nutrientes são absorvidos pelo sistema digestivo completamente e de forma muito mais fácil.

Em outras palavras, estando com a maior parte dos nutrientes na forma líquida, seu corpo absorve mais rápido esses nutrientes (afinal ele nao precisa quebrar as fibras dos vegetais de cada suco para extrair nutrientes).

Sendo rapidamente absorvidos, suas células recebem alimento mais rapidamente e por isso, você simplesmente não sente fome durante um detox de sucos (mesmo não mastigando nada durante os dias de detox)!

É estranho e pode parecer contraintuitivo, mas descansando seu sistema digestivo e não exigindo que ele trabalhe com aquelas fibras dos sucos, você acaba sentindo menos fome! 😉

Por causa dessa diferença toda, coar ou não coar não é questão de certo ou errado. Quando você decide fazer sucos detox para consumo próprio, é importante entender qual a sua estratégia com isso.

Como eu normalmente faço sucos detox para desintoxicar o corpo, eu quase sempre faço meus sucos na juicer ou então coo quando uso o liquidificador.

Por exemplo, durante um Detox de 3 Dias, que eu faço 4 a 5 vezes por ano, eu SEMPRE coo os sucos. Durante esses detox, meu corpo SEMPRE fica bem nutrido, sem fome e com todo o delicioso saber de cada receita. Se você quiser conhecer esse programa e entender todos os benefícios do D3D, clique na imagem abaixo.

O QUE MAIS IMPORTA NO FINAL?

Agora, independentemente dessa discussão, o que é mais relevante na minha opinião é olhar sempre para a saúde.

Por exemplo, mesmo que sua estratégia seja desintoxicar o corpo e você não coe seus sucos, isso é MUITO melhor do que não beber nenhum suco detox. Afinal, também existem outros benefícios em ingerir as fibras dos sucos.

Coando ou não coando, o que importa mesmo é você fazer seus sucos, todos os dias, e assim alimentar cada vez melhor o seu corpo. A energia pura e viva da natureza está a todo momento pedindo licença para alimentar seu corpo. Deixe sempre suas portas abertas para ela e aproveite sempre cada gole! 🙂

Um grande abraço!
Tiago Batista

Ps.: pra conhecer mais sobre sucos detox e o melhor programa de emagrecimento baseado e sucos detox que eu já fiz, conheça abaixo o Programa D3D!

O que você achou desse artigo?