como armazenar sucos detox

Se você já se perguntou como armazenar sucos detox corretamente, você provavelmente já se perguntou isso aqui também…

“Posso congelar meus sucos detox para beber depois?”

“Será que posso fazer meus sucos de manhã para beber a noite?”

“E como fazer para meus sucos ficarem gostosos por vários dias?”

Essas e outras dúvidas sobre o armazenamento de sucos detox são muito frequentes e é por isso que eu decidi escrever este artigo:

COMO ARMAZENAR SUCOS DETOX: ESTRATÉGIAS SIMPLES E PRÁTICAS PARA SEU DIA A DIA

Eu acredito que essa seja uma dúvida muito comum porque os sucos normalmente rendem bastante quantidade (2 ou mais copos). Para não desperdiçar tempo nem “comida”, quando alguma receita sobra a gente quer logo saber como armazenar sucos detox da melhor forma possível, certo?

Por isso, as dicas que tenho para esse armazenamento vão servir não somente para o armazenamento dos seus sucos detox, mas também para armazenar qualquer tipo de comida que você prepare. O ponto chave dessa explicação, e de como podemos aproveitar ao máximo os nutrientes das receitas armazenadas, é a oxidação dos alimentos.

Não é a toa que um dos capítulos do Programa D3D é justamente explicando sobre a oxidação e como ela pode atrapalhar seu Detox de 3 Dias. Entenda a partir de agora como acabar com os efeitos da oxidação nos seus sucos detox.

Leia também os artigos abaixo para fazer Sucos Detox cada vez mais saborosos e nutritivos:

A OXIDAÇÃO DOS SUCOS DETOX

Você sabe o que é oxidação? Basicamente (e beeeeeem resumidamente) a oxidação é uma reação química que acontece no nível molecular.

Nesse tipo de reação, existe a perda de elétrons de uma molécula para a outra, normalmente na presença de oxigênio.

Moléculas? Perda de elétrons? Relaxa que você não precisa decorar isso. Pra entender como a oxidação age nos seus sucos detox, você só precisa saber que a oxidação começa quando os alimentos ficam em contato com o ar (fonte abundante de oxigênio). Isso porque para acontecer a OXIDAÇÃO, é preciso que exista OXIGÊNIO!

Então, sempre que eu descasco um alimento, ele fica em contato com o ar e, a partir desse momento, já pode começar a acontecer a oxidação.

Entendido!?

Com isso em mente, é importante entender o que a oxidação dos sucos acarreta nas nossas receitas. A partir do início da oxidação, começam a surgir alguns efeitos indesejados, dentre eles:

  • a perda de nutrientes
  • a alteração de sabor
  • a mudança na coloração

Por causa desses efeitos, quanto menor o contato dos alimentos com o ar, menor vai ser a oxidação e melhor vai ser sua experiência com cada suco detox.

Para conseguir o menor grau de oxidação em um suco é bem simples: ao descascar os alimentos e processá-los para fazer os sucos, tente beber as receitas o quanto antes! Beba suas receitas assim que terminar de prepará-las.

Como nem sempre é possível fazer isso, mesmo porque algumas receitas rendem mais do que queremos consumir na hora, eu vou te passar algumas  algumas estratégias para minimizar os efeitos indesejados da oxidação nos seu sucos.

Usando essas estratégias, você vai poder potencializar ao máximo os benefícios do seu detox de sucos. Um dos detox de sucos que eu mais gosto é o Detox de 3 Dias. Se você ainda não conhece esse programa, coloquei uma explicação detalhada no link abaixo.

ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A OXIDAÇÃO DOS SEUS SUCOS DETOX

Até agora, deu pra entender que quanto maior o tempo de contato com o ar, maior é a velocidade de oxidação dos sucos, certo?

Por isso, reduzir esse tempo de contato com o ar pode ajudar a preservar cada vez mais as propriedades dos seus sucos, conservando eles por mais tempo para o consumo.

Além do contato do suco com o ar, outro ponto que influencia diretamente na velocidade de oxidação é a temperatura que conservamos os sucos.

Por esses dois motivos, as estratégias que apresento abaixo são ideais para armazenar seus sucos e prevenir que a oxidação ocorra. Elas vão manter as propriedades de cada receita por mais tempo:

  1. Use garrafas com boa vedação
    • ao escolher garrafas com boa vedação, após colocar os sucos dentro delas, vede muito bem de forma que não haja trocas entre o interior da garrafa e o ar;
    • por causa dessa recomendação fica claro perceber que nunca devemos armazenar nossos sucos usando jarras de água dentro da geladeira (jarra de água é para guardar ÁGUA!)
  2. Encha as garrafas até a tampa
    • para evitar que o suco oxide dentro da garrafa em que está armazenado, encha a garrafa até a tampa. Se tem suco até a tampa, não vai haver nenhuma camada de ar entre a tampa e a superfície do sucos dentro da garrafa, certo? Isso significa menos oxidação
  3. Armazene suas garrafas com suco dentro da geladeira
    • como as baixas temperaturas diminuem a velocidade de oxidação, ao refrigerar seus sucos você contribui para preservar as propriedades das suas receitas.

Mesmo com essas precauções, é importante deixar claro que não se pode armazenar os sucos na geladeira indefinidamente. Afinal, usando essas estratégias o que a gente faz é reduzir a velocidade de oxidação. Ou seja, a oxidação acontece cada vez mais devagar!

Por isso, consuma seus sucos em, no máximo, 3 dias (em casa eu nunca guardo mais que 2 dias usando as estratégias acima).

Agora, se por acaso você precisar guardar os sucos por mais tempo, o que eu faço é congelar os sucos prontos. Para isso, uso garrafas com boa vedação e encho elas até a tampa. Nesses casos de congelamento, reduzimos ainda mais a velocidade de oxidação dos alimentos.

Por isso, ao congelar, você consegue conservar as receitas por um tempo um pouco maior.

Para descongelar, o que eu faço é deixar as receitas descongelarem naturalmente, dentro da geladeira, nunca usando microondas ou qualquer outra coisa do tipo. Por isso, sempre que for descongelar, planeje-se para aproveitar ao máximo os efeitos do descongelamento também.

Usando essas estratégias eu consigo com pouco esforço manter as propriedades das minhas receitas por um período maior de tempo. De qualquer forma, é importantíssimo deixar claro que a máxima “…quanto mais fresco, melhor!” é sempre válida para os seus Sucos Detox.

Um grande abraço!
Tiago Batista

Ps.: emagrecer usando sucos detox é uma das formas mais divertidas e simples que eu já experimentei. Usando o Detox de 3 Dias, isso é especialmente melhor. Digo isso porque TODAS as receitas do Programa D3D são deliciosas, simples e práticas de se fazer. E em apenas 3 dias você já recebe todos os benefícios da desintoxicação do corpo. Para conhecer o D3D agora, clique na imagem abaixo!

Ps2.: para mais artigos, materiais e programas de emagrecimento, consulte http://tiagobatista.com.br/

O que você achou desse artigo?