como crescer mirtilos em casa

Como crescer mirtilos em casa (ilimitadamente)

Pequenos globos de doçura explodem com sabor enquanto você os coloca um punhado de mirtilos em sua boca. Mirtilos são inegavelmente deliciosos, tanto crus em um suco como cozidos em uma torta. Frutas indescritivelmente irresistíveis. Eu desafio qualquer um a recusar uma receita com mirtilos!

E o que é ainda melhor é estas frutinhas de aparência feliz são excelentes para nossa saúde. Também conhecidos como blueberries, os mirtilos estão na categoria de superalimentos: ingredientes que por si só contém grande quantidade de fitonutrientes antioxidantes e com alta carga nutricional.

Como sei que mirtilos são difíceis de se encontrar no Brasil a preços justos, esse post é para te ensinar a criar mirtilos em casa. Você vai ver como é fácil e delicioso.

Os benefícios que o Mirtilo traz para sua Saúde

Se você tem dúvidas se vale a pena plantar mirtilos em casa, aqui está uma lista dos benefícios que essa frutinha amigável traz para sua saúde:

  • Alimento rico em nutrientes! Para cada 1 xícara de mirtilos, você estará ingerindo 3,6 gramas de fibra dietética. Além disso, como 24% da sua dose diária recomendada de vitamina C e 36% de vitamina K (1), vitaminas que contribuem para o processo de anti-oxidação das células do corpo. Isso representa toneladas de antioxidantes para fortalecer seu sistema imunológico. Estes antioxidantes ajudam a prevenir danos celulares e até foram provados na prevenção dos sinais de envelhecimento. É isso mesmo! Você pode ficar mais jovem comendo alimentos antioxidantes para o resto de sua vida. Estes antioxidantes evitar danos ao seu DNA (que provoca o envelhecimento) e que pode causar também câncer. Este estudo testou a idéia de que, consumindo suco de mirtilo todos os dias você pode reduzir os efeitos de danos ao DNA em 20%!
  • Evita picos de colesterol no sangue. Consumindo mirtilos regularmente a pressão arterial pode ser reduzida. Outro estudo mostra uma redução de 4% a 6% da pressão arterial após os pacientes consumiram 50 gramas de mirtilos todos os dias durante um período de 8 semanas. Parece ótimo, não é?
  • Melhora a função cerebral e memória devido à alta quantidade de antioxidantes!

Como crescer Mirtilos sem limites

Crescer Mirtilos orgânicos é muito mais fácil do que as pessoas pensam. É verdade que a maioria de espécies podem levar até 3 anos para produzir os frutos. Mesmo assim, se você não quiser esperar isso tudo, pode buscar alguma muda já crescida (doada ou comprada mesmo). No Brasil elas não são comuns, mas é possível encontrar.

Encontre o local perfeito

Bem como outras plantas, arbustos de mirtilo gostam muito de luz solar e bom solo. A luz do sol permitirá que seu arbusto de mirtilo realize a fotossíntese constante, que é essencial no crescimento de plantas! O solo correto também estimulará a fotossíntese e o crescimento.

Se você mora em uma casa com um jardim, então camas preparadas diretamente no solo são uma ótima idéia! Isso permitirá que a água possa correr por todas as raízes, permitindo uma quantidade perfeita de umidade para o arbusto crescer. Se você mora em um apartamento, não se preocupe! Também é possível ter os frutinhos. Você só precisa comprar um recipiente apropriado. Nesses casos de apartamento, existe a opção de mirtilo anão, que só cresce cerca de 2 metros de altura.

As plantas precisam de espaço

Um arbusto vai exigir até 6 metros de espaço, por isso não escolha dentro do apartamento um canto apertado! Isso é importante para permitir que a planta cresça e se expanda naturalmente. Se você planeja crescer mais de uma muda em casa, você vai querer deixar cerca de 1 metro entre cada um (para a muda do mirtilo anão, é um pouco diferente e você só precisa ter certeza de que tem espaço suficiente para crescer até 2 metros de altura e 2 metros de largura). Não dar o espaço de que as mudas precisão é justamente o ponto chave que pode inibir o desenvolvimento das suas plantas.

O processo de plantio

Dependendo de onde você mora no mundo é essencial controlar quando você vai plantar a sua muda de mirtilo. Na maioria dos países, a primavera é o momento ideal!

Se você estiver usando uma planta de blueberry bebê, então você vai querer tirá-lo da embalagem. Dê às raízes uma afofada com as mãos, em seguida, coloque no solo já preparado. Você pode então adicionar mais e mais terra ao redor das raízes até que ela possa se levantar por conta própria.

Certifique-se de que a muda está com as raízes na camada superior do solo e, em seguida, dar a sua planta uma boa água. Mantenha sua muda sempre hidratada!

A melhor forma de acolchoar arbustos de mirtilo é serragem, como casca de pinus. Aplique uns 5 cm no solo.

Podando para crescer

Uma vez que seu arbusto começa a crescer, você vai querer começar a poda-lo. A pesquisa mostrou que a poda permite que “os ramos mais fortes cresçam mais vigorosamente, onde quer que estejam na planta”. Isto permite um crescimento máximo dos frutos que estão por vir.

Basta usar um par de pequenas tesouras ou tesoura forte e cortar algumas das ramificações para incentivar mais frutos a crescer! Remova também quaisquer ramos mortos e qualquer ramo em torno do fundo do arbusto.

Fertilização

Esta é uma das fases mais importantes do cultivo do arbusto de mirtilo. Você deve sempre usar fertilizantes orgânicos. Isso porque os frutos são sensíveis e produtos químicos encontrados em inorgânicos podem danificar a planta!

Como eu disse, os arbustos podem levar até 3 anos para amadurecer nos casos de plantio da semente. Mesmo se for essa sua única opção, vale a pena, pois uma planta bem cuidada vai ter render uma colheita incrível. Por isso, tenha esse prazo em mente quando você está decidir escolher se vai desenvolver a planta de sementes ou de uma planta do bebê.

Agora, sente-se para trás, relaxe e olhe seu arbusto de mirtilo crescer dia após dia. Antes que você imagine estará usando receitas de smoothies de mirtilo como uma grande alternativa ao café da manhã!

Sei que a arte do plantio não é para todos. Se for o seu caso, quero muito ver uma fotos dos seus primeiros frutos! 😉

Um grande abraço!
Tiago

Artigo original: http://theheartysoul.com/grow-blueberries-home-garden/

O que você achou desse artigo?