10 formas de curar dores de cabeça (usando alimentos ao invés de comprimidos)

Curar dores de cabeça sem um único comprimido é possível?

Todo mundo tem dores de cabeça de vez em quando. Dores de cabeça normalmente podem ser causadas por motivos bem simples, como inquietação e desidratação. Às vezes, o problema pode ser a sua falta de sono. Ou talvez você está apenas com tensão e estresse elevados. Outro motivo pode ser aquele nariz entupido que você não consegue respirar. Ah, e tem também um que pouco comum, quando você tosse tão forte que sua cabeça parece que vai abrir.

Formas de curar as dores de cabeça

Para quem sofre com dores de cabeça sabe que isso é uma coisa. Dependendo das suas crises, a situação é tão séria que o analgésico normalmente está sempre a mão. O problema desse hábito é que, ao fazê-lo, você está aumentando o risco de ataque cardíaco e derrame, para não mencionar a insuficiência renal. É por isso que é tão importante saber alguns destes remédios caseiros úteis, não prejudiciais à saúde e que, se consumidos regularmente, podem aliviar suas dores de cabeça de uma vez.

1. Água

H2O é a razão universal para a vida. Nossos corpos consistem em aproximadamente 60% de água. Nossa corrente sanguínea é composta principalmente de água, bem como nossos tecidos e sistemas de órgãos. Todas as nossas funções corporais dependem da água. Só o fato de você está lendo este artigo, é graças à água que alimenta sua visão.

Mesmo as ações mais simples, como rir e correr, dependem da água. Beber água suficiente por dia tem o poder, por exemplo, de proteger os seus órgãos, já que os fluidos tem a capacidade de absorver impacto. A água também atua como um solvente por dissolver minerais de eletrólito, como o potássio e sódio, que são fundamentais para a condução adequada da energia.

Mesmo se você estiver quente ou frio, a água vai estabilizar a sua temperatura por sudorese ou reter calor. Dito isto, no primeiro sinal de uma leve dor de cabeça, você deve reidratar seu corpo. Isso mesmo! Beba um copo de água se você notar um sinal de dor de cabeça, e continue tomando goles e mais goles ao longo do dia.

Dica: No caso de você não sabia se você está enfrentando uma dor de cabeça de desidratação, beber um copo de cerveja não vai ajudar. Você deve ficar longe de bebidas alcoólicas completamente porque o álcool desidrata seu corpo ainda mais. 

 

2. Pacote de gelo

Se você acha que sua dor de cabeça é devido a problemas de sinusite, uma simples compressa fria pode ser a solução. Esse tipo de dor de cabeça é causado por inflamação das passagens nasais. Ao colocar uma compressa de gelo, ou um saco de ervilhas congeladas em sua testa, os vasos sanguíneos encolhem e isso melhora a circulação.

Coloque gelo em um pano fino e aplique em sua testa por alguns minutos, ou então simplesmente coloque uma toalha fria em sua cabeça por 10 minutos.

Dica: Nunca, nunca, coloque gelo diretamente sobre a pele, pois pode queimar. Continue usando e trocando as compressas frias até obter o alívio desejado.

3. Gengibre

O gengibre é um remédio anti-inflamatório amplamente conhecido. Alivia o resfriado e os sintomas da gripe, facilita a digestão e tem propriedades conhecidas para prevenir o câncer. Como o gengibre atua no relaxamento dos vasos sanguíneos, diminui a inflamação e o congestionamento e desencadeia efeitos opóides naturais no cérebro que ajudam a reduzir dores de cabeça.

Coloque uma ou duas fatias de gengibre fresco em uma xícara de água fervente e beba este chá três vezes por dia para prevenir ou diminuir a inflamação e dores de cabeça. Esse chá funciona melhor se ingerido ao primeiro sinal de qualquer dor de cabeça.

Dica1: esse shot de gengibre é um poderoso remédio e é muito simples de fazer. Veja o Vídeo!

Dica2: se você acredita que gengibre faz mal pro coração, o Dr. Rodrigo Neeves explica porque isso não é verdade nesse vídeo. Foi uma entrevista bem divertida e que ajudou a esclarecer essa e outras dúvidas.

4. Canela

A casca marrom da árvore de canela serviupor muitos séculos como uma especiaria nobre. No mês de inverno, a canela é um item perfeito para sua xícara de chá. No entanto, a canela tem atributos medicinais insubstituíveis que vêm de três tipos de componentes: cinamaldeído, acetato de cinamila e álcool cinamílico. Assim, a canela tem funções antimicrobianas e anti-inflamatórios e é um excelente remédio para dores de cabeça.

Alternativamente, você pode adicionar duas colheres de chá de canela em pó em um copo de leite de coco quente.

Dica: Tente consumir canela em sua dieta diária, pois ajuda a melhorar a atividade cerebral.

5. Água quente

Quando você está estressado, todo o seu corpo tende a ficar rígido. Músculos tensos provavelmente causam dor latejante em sua cabeça. Conseqüentemente, aplicar o calor pode relaxar aqueles músculos estressados e melhorar a circulação no local.

Por isso, ao aparecer aquela dor de cabeça chata, apenas relaxar e tomar um banho quente pode ajudar muito. Certifique-se de que a água está batendo na parte traseira de seu pescoço que é onde se originam as dores, mesmo que você normalmente não sinta nada ali. por outro lado, se você está com pressa e não tem tempo para um banho demorado, mergulhar as mãos ou pernas em água morna por uns 10 minutos pode ajudar. Ao fazer isso você vai forçar o sangue ir para as estremidades do corpo e isso melhora todo o fluxo sanguíneo.

Dica: Certifique-se de que a água que você está usando é levemente quente e não apenas morna.

6. Hortelã

Mesmo que a hortelã seja usada em chás para refrescar a nossa respiração e aliviar a digestão, ela também pode ser usada para acalmar suas dores de cabeça com suas propriedades calmantes.

Adicione uma colher de chá de hortelã seca a uma xícara de água fervente. Deixe repousar por cerca de 10 minutos. Uma vez que o chá está pronto, você pode adicionar um pouco de mel para o sabor extra e também para obter suas propriedades antibióticas e antifúngicas.

Para alívio instantâneo basta esfregar suas têmporas, mandíbula e seu pescoço suavemente com algum óleo de hortelã ou essência de hortelã preparada.

Dica: Inalar o aroma de vapor de hortelã não só pode ajudar a sua dor de cabeça, mas também outros sintomas, como náuseas e vômitos.

7. Óleo de Eucalipto

Este óleo popular tem propriedades que aliviam a dor. Da mesma forma que a hortelã, o óleo de eucalipto oferece efeitos calmantes e ajuda a relaxar os músculos estressados ​​que contribuem para essa dor de cabeça terrível.

Pingue umas duas gotas de óleo de eucalipto e massageie suas têmporas por cerca de 15 a 20 minutos.

Dica: óleo de eucalipto funciona melhor quando misturado com outros óleos como coco ou amêndoa.

8. Folhas de Betel

Você pode não ter ouvido falar disso, mas as folhas de betel têm propriedades analgésicas e antitérmicas. Essas folhas podem aliviar eficientemente uma dor de cabeça em poucos minutos.

Amasse duas ou três folhas de betel até formar uma pasta. O uso de um pilão pode ajudar com isso. Aplique na testa por 30 minutos.
Mastigue uma ou duas folhas para alívio instantâneo da dor.

Dica: Adicione algum óleo essencial de alecrim para a pasta, que irá aumentar os níveis de cânfora para um melhor alívio da dor.

9. Limão

O limão ajuda a aliviar dores de cabeça, especialmente se ela está relacionada a constipação intestinal. Isso porque mantém o equilíbrio ácido-alcalino do corpo.

Encha um copo com água morna e esprema metade de um limão nele. Outra opção para alívio imediato é aplicar a casca do limão diretamente na sua testa.

10. Apple

Nem todo mundo sabe, mas maçãs e o vinagre de maçã são remédios úteis que tratam dores de cabeça. Enquanto os limões ajudam a manter o equilíbrio adequado de ácido-alcalino, as maçãs ajudam a restaurá-lo.

  • Se uma dor de cabeça sempre aparece na parte da manhã, uma boa receita é comer uma fatia de maçã salpicada com sal e beber um pouco de água morna.
  • Fazer uma inalação de água fervente com vinagre de maça orgânico vai ajudar bem. Faça isso por 10 a 15 minutos.
  • Adicione duas colheres de vinagre de maçã a um copo de água morna. Beba isso duas vezes ou até três vezes por dia para alívio prolongado.

Dica: o velho ditado de que “uma maçã por dia mantém o médico longe”ainda é válido! Compre orgânicos sempre e coma com a pele, que é rica em pectina.

Estes são alguns dos meus remédios naturais favoritos para os tipos mais comuns de dores de cabeça.

Quero terminar lembrando você que, independente do remédio natural escolhido, lembre-se sempre que a melhor forma de tratar as dores é justamente a prevenção. Isso, em última análise, significa cuidar da saúde do corpo ao invés de remediar as doenças.

As dores de cabeça (e dores em outras partes do corpo) são reflexos de inflamações que o corpo está sofrendo e que por isso, tenta alertar você que algo vai mal. Pensando assim, investigar porque você está com dores é melhor do que sempre ir atrás do remédio (mesmo que seja um remédio natural).

Exagerando no exemplo, pense que você está com um prego de 15cm enfiado na perna. É muito melhor para o corpo retirar o prego do que tomar analgésicos para aliviar as dores (especialmente porque nesse caso teriam que ser MUITOS analgésicos ;-).

Normalmente as nossas inflamações têm origem alimentar, com o consumo diário de alimentos industrializados, altamente processados e ricos em açúcar adicionado. Vale a pena começar a buscar as origens das suas dores na alimentação.

Recorra sempre à natureza, e ela vai te curar!

Grande abraço.
Tiago Batista

 

Referências: http://www.healthy-holistic-living.com/foods-that-heal-headaches.html