desejo vicio e compulsao

Você é daquelas que mastiga até gelo? É uma pessoa que chega a aspirar o chocolate que sobra na embalagem? Uma escrava dos salgadinhos embalados? Viciada em café?

Sentir e dar atenção aos seus desejos antes mesmo de sair mastigando tudo o que vê pela frente é super importante para a saúde geral, mesmo sabendo que o vício e a compulsão são muitas vezes um indicador importante de alguma deficiência nutricional.

Sabia que dependendo da sua deficiência nutricional, isso pode fazer você literalmente lamber as embalagens???

Você pode se surpreender ao descobrir que uma forma simples e saudável de controlar esses impulsos pode estar mais próxima do que imagina. Confira aqui como a falta de alguns nutrientes pode fazer a gente desenvolver desejos e compulsões bem esquisitos.

Desejo, compulsão e vício: O que te domina hoje?

Chocolate

Você está sempre louca por mais um pedaço de chocolate todos os dias? Isso pode ser devido a uma deficiência de magnésio, sabia?

O seu corpo talvez esteja com baixos níveis desse mineral. Mesmo sabendo que o cacau é uma fonte riquíssima de antioxidantes e que isso faz muito bem, o problema é o chocolate que “não é chocolate”, e a baixa concentração de magnésio pode sim ser o motivo.

Pra começar, o magnésio ajuda a relaxar os músculos, estimula o sistema imunológico, mantém o nível de açúcar no sangue constante e pode aumentar nossos níveis de serotonina.Todos esses são motivos que aumentam a vontade de comer chocolate nos períodos de TPM.

Pensando nisso, sempre que precisar ingerir chocolate, escolha pelo menos os de concentração de cacau de 75% ou mais. Essa mistura contém menos açúcar e muitas vezes é muito mais concentrado em antioxidantes do que chocolate ao leite ou chocolate branco (esses você deve se afastar pois nem chocolate são).

Agora, para diminuir a vontade de chocolate consuma mais nozes, sementes e legumes, juntamente com vegetais verdes escuro. Todos esses alimentos são ricos em magnésio. Se você precisa de uma turbinada de antioxidantes, então vá para os vegetais escuros como beterraba, mirtilos e framboesas. Com o magnésio em alta, a compulsão por chocolates e doces tende a diminuir bastante.

Cubos de gelo

Você é daquelas pessoas que mastiga gelo toda vez que está com uma bebida na mão?

Isso é muitas vezes um sinal de deficiência de ferro, associado a quadros de anemia leve.

Este vício estranho, muito comum com gelo, também tem a sua versão incomum. Digo isso porque tem gente que sente a necessidade de mastigar argila, terra e papel. Apesar de estranho é bem real.

Para ajudar a aumentar as suas reservas de ferro, se você for “carnívoro”, considere o consumo de carne vermelha para pelo menos duas vezes por semana é uma boa medida.

Se você é vegetariano, certifique-se de que está comendo uma abundância de vegetais de folhas verdes escuras, lentilhas, tofu, quinoa, castanha de caju e sementes, opções essas riquíssimas em ferro. Ah, sobre isso, é importante lembrar que os vegetarianos precisam garantir que eles estejam tendo uma abundância de vitamina C também. Ela aumenta a quantidade de ferro disponível no organismo quando proveniente de fontes vegetais.

Ao normalizar a concentração de ferro, você deve perceber uma mudança nos seus níveis de energia e vitalidade (ah, e seus ataques ao gelo deverão diminuir).

Café-zólatra???

Há poucas dúvidas de que a cafeína é viciante, concorda?

Agora, quando na calada da noite você levanta para aquele último expresso do dia, alguma coisa está errada.

Esse súbito desejo por café em momentos incomuns pode ser mais um indicativo de deficiência de ferro.

Eu não disse no item anterior mas isso é bastante comum durante um ciclo menstrual. O ferro traz oxigênio para nossas células e, sem isso, podemos nos sentir bastante cansados. Por esse motivo é normal a busca por café como um rápido turbinador de energia.

Aumente seus estoques de ferro com carne vermelha e vegetais verdes (como dito ali em cima) e esses desejos e impulsos por café podem diminuir (e você pode acabar dormindo melhor depois disso).

Há também uma ampla gama de suplementos no mercado, mas estes só devem ser tomados após um exame de sangue e conforme orientação médica, já que intoxicação por ferro (quando usamos suplementação em comprimidos) pode ser algo bem nocivo para sua saúde.

Chips e Snacks Salgadinhos

Você é daquelas pessoas que sempre precisa de chips e snacks salgadinhos para sobreviver a mais um dia?

Isso pode significar que seu corpo está realmente estressado. Quando nossas glândulas supra-renais são sobrecarregadas, o cortisol está correndo em alta concentarção e este é um processo que exige muito sódio para manter a adrenalina.

Em primeiro lugar, é importante encontrar práticas que diminuem o estresse. Identifique o que funciona melhor para você, como ioga ou meditação. Essas práticas reduzem a sobrecarga de cortisol no organismo.

Em segundo lugar, encontre fontes naturais de sódio em alimentos como frutos do mar, legumes marinhos, aipo e alcachofras e evite molhos ricos em sódio, pois é impossível saber quanto sal você realmente está adicionando no
seu dia a dia.

Já se cadastrou na TERCEIRA Semana do Emagrecimento Saudável? As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas clicando na imagem abaixo. Após cadastro, baixe o ebook de preparação para o evento.

Alimentos artificialmente açucarados

Se você procura constantemente açúcar, pode haver uma série de nutrientes que faltam no seu corpo.

Uma quantidade adequada de alimentos integrais, especialmente proteínas e gorduras de boa qualidade em sua dieta, reduzirá seus desejos de açúcar porque muitas vezes o primeiro sinal de um nível de açúcar no sangue fora de controle é a fome.

O cromo, o mineral que ajuda a controlar nosso açúcar no sangue, é encontrado de forma quase consistente na maioria dos alimentos não processados.

Grãos integrais como arroz, quinoa, feijão verde, brócolis, nozes e ovos são ótimas fontes de cromo. Alimentos com alto teor de açúcar são baixos em cromo e podem realmente agravar essa deficiência de cromo no corpo. Quebrar esse ciclo é essencial para o emagrecimento e a manutenção da saúde.

Refrigerante

Você pode estar sentindo que você precisa de um refrigerante qualquer, mas talvez não seja o refrigerante que o seu corpo quer. Ele pode estar pedindo apenas o vício fissurante que o refrigerante traz.

Em vez de se render a mais um copo, opte por uma água mineral com gás para ter as bolhinhas e troque o açúcar ou o adoçante artificial por um pouco de limão (ou ainda limão e um raminho de hortelã).

Alguns acreditam que os refrigerantes carbonatados levam à osteoporose, mas a questão principal é sobre a acidez de um refrigerante e não a carbonatação. Não há provas de que as águas cintilantes levem à lixiviação dos ossos, de acordo com a Clínica Mayo. De qualquer forma, refrigerante de uma forma geral, faz mais mal do que bem. Não consumir é o melhor para sua saúde e seu emagrecimento.

Acabar com Vícios e Compulsões

Evite as compulsões por comida comendo uma alimentação que inclui proteínas, carboidratos complexos e gorduras de boa qualidade, não embaladas e não processadas.

É importante lembrar de que quando você falhar (todo mundo falha quando começa a melhorar a alimentação), você não deve se castigar!

Lembre-se apenas de antes de ceder novamente a mais um desejo de comida, aguarde 15 minutos e tenha algo para beber para garantir que você não esteja desidratada (a desidratação muitas vezes é confundida com a fome).

Se os desejos não desaparecem, se faça três perguntas:

  1. Estou cansada? Se sim, então, comer um saco de doces não será melhor do que uma hora extra de sono.
  2. Estou Irritada? Se sim, beber uma lata de coca ou refrigerante só vai fazer você ficar brava por se alimentar mal.
  3. Estou entediada? Se sim, então comer por comer não vai ajudar a explorar suas habilidades criativas e mentais.

Independente das suas convicções, para escolher sempre uma alternativa saudável basta começar a exercitar dia após dia, refeição após refeição.

Emagrecer é mais do que uma necessidade estética, mas uma forma de manter o corpo saudável.

Por mais que tenha sido difícil até aqui, saiba que ter aliados nesse processo é uma das melhores formas de se manter no caminho da transformação.

Eu sou hoje seu aliado nessa jornada em busca do emagrecimento definitivo!

Conte comigo sempre! Grande abraço!
Tiago Batista

Ps.: Já se cadastrou na TERCEIRA Semana do Emagrecimento Saudável? As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas clicando na imagem abaixo. Após cadastro, baixe o ebook de preparação para o evento.

Artigo originalmente publicado em inglês: http://www.foodmatters.com/article/cravings-what-they-actually-mean

O que você achou desse artigo?