deslizei na dieta

Eu já deslizei na dieta…e você? Se sim, vou te dizer que normalmente é muito difícil retomar o rumo quando isso acontece. O Dr. Mark Hyman, um dos maiores especialistas do mundo em emagrecimento, estudou isso a fundo e desenvolveu estratégias e ferramentas que podemos usar para que a motivação volte e você consiga manter-se no caminho do emagrecimento.

O DIA QUE CAÍMOS

É inegável que esses escorregões são bons para a alma. Você escolhe dar a você mesma aquilo que seu corpo está “pedindo”.

Mas o que acontece quando esse dia de tropeço se transforma em um mês inteiro de fraude? Depois que você cai do vagão, não há nada a fazer senão voltar pra locomotiva com tudo… certo? E por que muitas vezes não voltamos?

O médico funcional, Dr. Mark Hyman, desenvolveu algumas ferramentas poderosas, que envolvem mente e corpo, que todos nós podemos usar quando caímos fora da trilha do emagrecimento.

A base desse trabalho aponta para uma forma bem positiva de voltar ao caminho, cuja chave é desenvolver a atenção plena. Isso significa estar no momento presente de corpo, mente e alma. Parece viagem, né? Mas não é não e você vai entender de forma bem prática como aplicar a atenção plena e o estado de flow para que você consiga emagrecer.

Aplicar esse conceito na hora de se alimentar, especialmente logo depois de um deslize, é a melhor ferramenta para continuar emagrecendo com saúde. Para mim, viver a atenção plena traduz-se no equilíbrio perfeito entre desafio e conforto dentro da nossa mente. O estado de flow representa um “estar tão apaixonada por seu momento atual” que todo o senso de ego diminui. Você passas a desenvolver uma uma consciência mais leve e brincalhona, focada e concentrada na sua vida. Isso tem o poder de deixar a sua vida mais completa sem que você faça força alguma pra isso.

Eu sei, eu sei…parece muita viagem. Mas aposto que você provavelmente sentiu essa sintonia entre mente e corpo antes…você só não sabia que era o flow. Eu to falando desse estar conectada com você mesma quando estava no meio daquela atividade que ama fazer. Por exemplo, se você é uma escritora, quando começa a escrever e fica tão imersa que o tempo passa e você nem vê. Tudo acontece sem esforço.

“Tá Tiago, mas o que essa atenção plena tem a ver com comer e viver saudável?”

A atenção plena tem tudo a ver com comer e viver de forma saudável. Quando você está no estado de flow, você relaxa sem aquela necessidade constante de ser perfeita em todos os momentos que se alimenta. Você reconhece que os tropeços da vida podem sempre acontecer e, por estar presente pra isso, você não permite que eles tirem do flow.

Eu sei que o caminho da cura de muitas mazelas que nos acontecem pode dar muitas voltas (às vezes até voltas acidentais), mas o que eu também sei é que se você desenvolve na sua vida o estado de flow, fica muito mais fácil ter sucesso com sua saúde e com seu emagrecimento. Os escorregões, que sempre acontecem, serão apenas escorregões da vida…nada mais que isso!

Em flow, é possível lembrar que seu corpo e sua mente estão em constante conexão, trabalhando para fazer o duro trabalho de metabolização, cura e emagrecimento. Confiar em seu corpo é entender que ele sabe o que comer, nas quantidades certas e no ritmo certo para que a saúde prevaleça. Isso é parte de manter sua atenção plena, desde o seu amanhecer até a sua última refeição do dia.

Eu confesso a você que não me alimento PERFEITAMENTE o tempo todo. Então, novamente, o que considero “perfeito” significa algo diferente do que significa perfeito no dicionário. Mesmo assim, sei que meu corpo está de bem com a vida…está de bem com ele mesmo. Sei disso porque mesmo não me alimentando perfeitamente em todos os momentos, consigo sempre retomar o caminho do emagrecimento e da saúde.

Para mim, comer bem significa fornecer ao meu corpo a nutrição de que ele precisa para poder viver com qualidade de vida. Esse estado de atenção é o que pode nos manter no flow, e a atenção plena tem papel importante na hora do que escolhemos alimentar o corpo.

O detalhe é que em vez de ser incrivelmente rigorosa e depois se castigar pelos deslizes cometidos, você pode desenvolver a atenção plena ao se alimentar. Eu to falando desde a escolha dos alimentos que vai comer até a escolha de tudo aquilo que você não precisa comer. Mesmo assim, durante as ocasiões sociais, sua atenção plena pode ser sim um pouco mais relaxada…desde que você volte-se pra ela para retomar o flow da saúde.

Essas 5 estratégias abaixo vão contribuir para você conseguir voltar ao estado de flow toda vez que os deslizes acontecerem:

VOLTAR AO BÁSICO QUE DÁ CERTO

Você é daquelas que são do time dos extremos: ou come tudo ou não come nada? As pessoas comumente racionalizam seus motivos para se afastarem de sua dieta porque algo fora do esperado aconteceu: uma festa ou evento familiar. Ou talvez uma manhã ou uma tarde estressante levou você a entrar em alimentos potencialmente inflamatórios e açucarados. Se isso acontecer, não deixe que um “momento de desvio” seja desproporcional nesse processo. Volte para a boa alimentação, adotando a regra básica de aumentar as gorduras saudáveis e diminuir os carboidratos processados, refinados e/ou industrializados.

COMER COMIDA DE VERDADE, NÃO PROCESSADA E ALIMENTOS INTEGRAIS

Busque fazer isso sempre. É o melhor presente que você pode se dar todos os dias. Jogue fora hoje todos os alimentos que vêm em saquinhos, caixinhas e latinhas…todos os industrializados com nomes de ingredientes que você não sabe o que são. Coma uma refeição ou lanche rico em proteínas e gorduras saudáveis ​​sempre que tiver fome. Remova todas as farinhas refinadas e edulcorantes desnecessários. Evite todos aqueles “comestíveis” potencialmente alergênicos, especialmente glúten e produtos lácteos.

O QUE CONTA É A REGRA E NÃO AS EXCEÇÕES DA VIDA

Planeje, prepare e prossiga. A melhor maneira de manter-se no vagão do trem do emagrecimento é ter um plano com metas claras, ter em vista todo o trabalho de preparação que você teve até hoje e continuar com esse plano até que você tenha conseguido emagrecer. Agora, se você for a um evento social muito importante, deixe essas preocupações de lado e foque em retomar o flow logo em seguida.

TENHA SEMPRE O SEU KIT DE EMERGÊNCIA

Quando você viajar por exemplo, leve sempre um de emergência com alimentos que balanceiam o açúcar no sangue. Quando eu saio de casa, costumo trazer alguns dos seguintes superalimentos:

+ Água

+ Amêndoas, nozes ou castanhas

+ Manteiga de caju

+ Cenouras e outros vegetais crus

+ Maçã

+ Chocolate escuro, 70% de cacau ou mais

Esses são os meus. Descubra quais funcionam para você.  Indo para os alimentos que vêm da natureza você sempre vai ter boas escolhas a fazer.

DEIXE A PERFEIÇÃO DE LADO

Não deixe passar um bom momento devido ao medo, à ansiedade ou à culpa por não ser perfeita. Esta mentalidade negativa realmente alimenta as chamas da inflamação, começando pelo estresse gerado, e isso vai atrapalhar sua próximas escolhas na hora de se alimentar. Então, quando você estiver em uma pausa naquela semana que foi agitada, dê a você mesma essa pausa. Isso vem da atenção plena também!

 

Essas 5 dicas eu uso para me colocar no estado de flow em saúde e alimentação sempre que cometo algum deslize. O engraçado é que desenvolvendo esse estado de atenção plena, a vida se torna bem mais leve em todos os momentos, e não só quando eu paro pra comer.

Ter o foco que eu me alimento em 90% do tempo para nutrir meu corpo e nos outros 10% do tempo para sentir prazer (festas e eventos sociais), tem sido cada vez mais fácil me manter no trilho do emagrecimento e da saúde.

E eu te digo que onde está o nosso foco, está a nossa atenção e é justamente para onde segue o flow da nossa vida.

Um grande abraço!
Tiago Batista

Referências: http://thechalkboardmag.com/fall-off-the-wagon-tips-to-recover
(artigo originalmente publicado em inglês e traduzido nesta página)

O que você achou desse artigo?