drinks na dieta

Embora o álcool não tenha valor nutricional e mesmo sabendo que nós recomendamos limitar a ingestão de álcool quando o objetivo é emagrecimento e alta performance, admitimos que há ocasiões em que é preciso incluir drinks na dieta.

Encaramos essas ocasiões como “brindes” necessários e sabemos que esses momentos podem ser incluídos sem maiores prejuízos.

Celebrações fazem parte de alguns dos melhores momentos de nossas vidas. E estamos aqui todos movidos para possibilidade as ferramentas e habilidades que você precisa para aproveitar esses momentos.

Se você quiser incluir drinks na dieta, considere dentro da sua rotina a bebida como algo ocasional. Use e abuse dessas ferramentas para aproveitar ao máximo todo seu esforço na contagem de suas macros dentro da dieta flexível.

FERRAMENTAS PARA INCLUIR DRINKS NA DIETA FLEXÍVEL

ANTES DE TUDO, CONHEÇA SUAS QUANTIDADES

Se você precisar de ajuda para estimar a quantidade de líquido no seu copo, salve esta página em seus favoritos e use sempre que precisar.

Ou melhor, salve a imagem abaixo no seu celular ou imprima e coloque na carteira para uma consulta rápida.

Use a imagem para identificar o tipo de taça padrão do que escolheu para beber e quantos ml essa bebida tem. Essas imagens vão te dar uma boa estimativa.

drinks na dieta

CALCULADORA DE MACROS

Para usar nossa calculadora de álcool você vai precisar de duas informações da bebida e uma das duas macros.

A primeira informação da bebida é a quantidade (em mililitros mesmo). Para isso, você pode usar a imagem acima como referência sempre que sua bebida não vier com essa informação disponível.

A segunda informação para usar a calculadora é o teor alcoólico da bebida. Se você não estiver com a garrafa de servir, peça ao garçom para checar essa informação para você.

E a terceira informação é se você deseja contabilizar essas macros do álcool da bebida como carboidratos ou como gordura (a gente nunca considera proteínas para essa contagem de calorias do álcool).

As proteínas são importantes demais para a gente trocar por álcool.

Considere ler o artigo acima, que vai te dar uma visão completa desse controle de álcool nas macros. Em resumo você pode usar nossa calculadora para:

  • contabilizar tudo como carbos, basta colocar o valor 100 para carbos (representa 100% em carbos).
  • contabilizar tudo como gordura, basca colocar o valor ZERO para carbos (representa 100% em gordura).
  • contabilizar uma parte em carbos e uma parte em gorduras, coloque um valor menos que 100 para carbos, e as quantidades são calculadas automaticamente.

Depois de entendidas essas considerações, use a calculadora aqui:

DICAS PARA FICAR DENTRO DAS SUAS METAS DE MACROS

ALOCAR ANTECIPADAMENTE A QUANTIDADE DESEJADA DE ÁLCOOL

Planeje e registre as bebidas que você deseja inserir em suas macros com antecedência. Isso tem o poder de espaçar as bebidas umas das outras e também a beber mais devagar, saboreando ao invés de jogar tudo goela abaixo rapidamente e passar logo para o próximo copo.

Isso também significa que não há preocupação em registrar as macros durante a festa ou o evento, e você fica com mais tempo para ser social!

Se você for a um bar ou restaurante, procure o menu de bebidas com antecedência. Se eles não tiverem um menu on-line, planeje uma bebida comum que você provavelmente você encontrará e faça esse registro antecipadamente.

RESISTA A OPÇÕES DE REFIL

Quando o garçom chegar para reabastecer seu copo, simplesmente coloque sua mão em cima dele para sinalizar que você não quer um refil.

Tenha sempre uma bebida na mão, mesmo que seja apenas um copo de água com gelo. Isso impede que as pessoas lhe ofereçam outras bebidas, permite que você desvie o foco de não ter um copo e, como um bônus adicional, mantém você hidratado.

EVITE A PRESSÃO SOCIAL

Nós encorajamos você a se orgulhar de sua ingestão controlada de álcool e até mesmo anunciá-la para seus amigos, inspirando-os também.

No entanto, às vezes, as pessoas ao seu redor não entendem e podem tentar pressioná-lo a tomar outra bebida.

Quando a recusa educada não funcionar, peça a um bartender para fazer uma bebida não alcoólica que se pareça com um coquetel e isso diminuirá muito a pressão.

EXEMPLOS:

  • Água com gás com limão espremido em um copo que pareça com o copo de vodka
  • Água com gás com suco de laranja parece demais com o dirnk mimosa

COMO CONTROLAR AS MACROS DE UM COQUETEL

Um coquetel que tem vários ingredientes misturados é mais difícil rastrear as macros. Aqui estão algumas estratégias para fazer a melhor estimativa possível se essa for sua bebida escolhida:

  1. Pergunte ao seu barman quantos mililitros de álcool ele colocou no coquetel
  2. Se o barman for bom, ele saberá o conteúdo exato de cada ingrediente, como os sucos e xaropes. Se não, consulte o menu do coquetel que normalmente tem quais são os ingredientes
  3. Se você puder, observe o barman fazendo a bebida. Observe quantas doses de álcool, xarope e suco elas misturam
  4. Identifique qualquer item extra. Açúcar ao redor da borda, frutas no copo, etc
  5. A partir do que você viu ele colocando no coquetel, lance os ingredientes nas suas macros até contabilizar todos eles.

Por exemplo: eu estimo que meu coquetel contém 150 ml.

  • O garçom acrescentou meia dose de cada vodca e xarope de açúcar.
  • Pareceu ser 20 ml cada. Com essa informação, já sei que dos 150 ml vou alocar 20 em álcool e 20 ml em açúcar.
  • Para o restante (110ml), vi que o resto do meu copo estava cheio de suco de abacaxi, batido e depois servido.
  • Eu posso estimar com segurança que o resto do conteúdo do meu coquetel era suco de abacaxi.
  • Agora eu identifico qualquer item extra. Por exemplo, a borda do copo forrado com açúcar e uma fatia de morango no lado.
  • Eu vou limpar o açúcar mas comer a fruta, então vou lançar também a fruta.

DICA EXTRA: se você gosta desse coquetel e vai sempre a esse bar, salve essa receita no MyFitnessPal. Sempre que você pedir essa bebida, vai conseguir fazer todo o processo com apenas um clique.

Gostou? Me conta nos comentários!

Grande abraço!
Tiago Batista

Créditos da foto de capa: Kyle Loftus
Artigo originalmente publicado em inglês.

O que você achou desse artigo?