motivos para nao comer acucar

Se as primeiras rugas já apareceram (ou até mesmo se você já tem várias delas), e se suas pernas e bumbum já estão com celulites e varizes, vale a pena entender como isso tudo aparece na nossa vida.

Em muitas mulheres, esses sintomas acabam aparecendo até mesmo antes do tempo.

Pra poder te explicar como melhorar essas “questões de pele”, precisamos conversar um pouquinho sobre a alimentação que temos no dia a dia. Ela mudou muito do início do século passado até hoje. E se considerarmos nossos ancestrais, que eram caçadores-coletores, aí é que mudou mesmo.

Quando comparamos a alimentação do passado com a dos últimos 50 anos, podemos considerar como principal diferença o crescimento exponencial da industrialização e a consequente explosão dos alimentos processados como sendo o pivô da nova forma alimentar do mundo.

Pra quem já me conhece, sabe que eu defendo a alimentação o mais natural possível, no estilo “comida de índio”. Isso significa pensar como um índio da floresta (aqueles que vivem ainda sem contato com a civilização moderna) se alimenta no dia a dia.

Eles basicamente comem o que a natureza oferece: frutas, sementes, folhas, raízes e carnes de animais que eles mesmos caçam dia após dia.

Aí você pode me perguntar: Tiago, o que a alimentação dos índios da floresta tem a ver com o açúcar?

A verdade é que tem tudo a ver. Primeiro porque se você tem o costume de comer comidas que os índios não comem, com certeza você tem jogado muito mais açúcar dentro do seu corpo do que deveria.

Segundo porque o açúcar vazio de nutrientes, que é o açúcar adicionado pela indústria alimentícia, é um dos piores elementos que entra nas nossas casas todos os dias.

“Tiago, quer dizer que índio não come açúcar?”

Opa! Come sim, e come bastante açúcar vindo das frutas e de outros alimentos que planta e colhe. Só que esse açúcar que você ingere ao comer frutas, não é um açúcar vazio de nutrientes. Sempre que comemos uma fruta, ingerimos também fibras (solúveis e insolúveis), minerais, fitonutrientes e uma gama de elementos benéficos ao nosso organismo.

Isso tudo junto faz com que os sistemas do corpo funcionem mais e melhor, acelera seu metabolismo e te dá mais saúde e energia a cada dia.

O grande problema do açúcar vazio de nutrientes é que além de não alimentar, ele provoca acúmulo de gordura no seu corpo e te causa uma baixa de energia logo em seguida do seu consumo.

E o que muita gente não sabe é que o alimento que compramos no supermercado hoje em dia é repleto de açúcar adicionado (com as mais diferentes formas e os mais diferentes nomes). Pra você ter uma ideia, até mesmo alimentos salgados, como pizza, kibe, coxinha, hambúrguer, molho de tomate e vários outros são repletos de açúcar adicionado em sua composição.

A indústria faz isso porque sabe o poder viciante que o açúcar exerce no nosso organismo. Ela quer que você se vicie nesses alimentos para poder vender cada vez mais. E antes mesmo que você pense que isso é teoria da conspiração, saiba que essa relação de vício já foi comprovada em centenas de estudos científicos. A principal conclusão desses estudos é que o açúcar é até 18 vezes mais viciante que drogas como heroína e cocaína.

Por exemplo, no Programa de emagrecimento Detox de 3 Dias uma das bases do trabalho é a quebra desse vício em açúcar e alimentos processados. Isso porque esse vício diante da comida é paralisante, não te deixa pensar direito na hora de escolher o que comer e é justamente o principal motivo para essa epidemia de obesidade e sobrepeso que o mundo vive.

29 Motivos para não comer Açúcar

Eu não estou falando para você passar a ter “açúcar-fobia”. O que eu defendo aqui é que devemos consumir o açúcar que vem da natureza, carregado de nutrientes saudáveis e que te fazem bem.

Por isso, considerando que o açúcar adicionado é o que é nocivo à saúde humana, vou listar aqui em baixo 29 razões de porque você não deve colocar açúcar adicionado nas suas receitas.

Considere isso sempre que pensar em adicionar açúcar no seu cafezinho, no seu chá das 17h, no mamão, no abacate ou no suco do seu almoço. Isso tudo tem muito sabor sem adicionarmos açúcar! 😉

Malefícios do açúcar no seu organismo:

  • Aumenta a quantidade de celulites na pele, especialmente em mulheres.
  • O consumo diário em excesso está associado a surgimento de rugas precocemente.
  • Contribui para a ruptura de vasos sanguíneos periféricos, o que provoca varizes especialmente em mulheres.
  • Excesso de açúcar no sangue com frequência pode contribuir para o surgimento de catarata e outros problemas de visão.
  • Promove a degradação das bactérias benéficas no intestino.
  • Entorpece as papilas gustativas, o que altera a percepção de sabor dos alimentos. Isso faz com que você queira sempre algo doce (e tudo tem que ser cada vez mais doce).
  • Está associado a enxaquecas e dores de cabeça recorrentes por provocar desidratação celular.
  • Provoca o envelhecimento celular e o consequente envelhecimento do corpo, em todas suas estruturas.
  • Está associado à produção de radicais livres, o que tende a envelhecer o corpo por dentro e por fora.
  • Está associado às dificuldade de ir ao banheiro, especialmente em quem apresenta prisão de ventre desde a infância.
  • Inibe a produção de enzimas digestivas.
  • Causa vício e dependência, especialmente se consumido em excesso dentro de alimentos industrializados e altamente processados.
  • Nas populações masculinas, o consumo excessivo de açúcar adicionado está relacionado à diminuição da produção de testosterona e sua consequente conversão em estrogênio.
  • É o principal elemento cariogênico conhecido, provocando a degradação dos dentes e inflamação na gengiva.
  • Provoca desbalanceamento do colesterol(HDL/LDL), o que pode levar a doenças cardiovasculares e degradação da saúde do coração.
  • Açúcar em excesso no organismo é a principal fonte de alimento para os diversos tipos de câncer conhecidos até hoje.
  • Pode provocar mau humor, especialmente quando associado a picos de estresse.
  • Potencializa os sintomas apresentados na TPM, recorrente em mulheres na idade reprodutiva.
  • Em bebês de até 2 anos de idade, provoca desidratação e contribui para desencadear o processo de vício futuro.
  • É ponto-chave para desencadear o Diabetes.
  • Provoca sobrepeso e obesidade (em 2020, estima-se que mais pessoas morrerão de obesidade do que de fome).
  • Causa hiperatividade e ansiedade, especialmente em crianças.
  • Está associado à diminuição da capacidade de memorização e de concentração.
  • Seu consumo frequente pode estar associado a diminuição do funcionamento das glândulas adrenais, responsáveis pela produção de diversos hormônios como cortisol, adrenalina e noradrenalina.
  • Diminui a produção de serotonina, o que pode estar associado a sinais de depressão.
  • Enfraquece o sistema imune, o que pode facilitar o surgimento de infecções.
  • Piora o aspecto da pele por diminuir a produção de colágeno e causa envelhecimento epitelial precoce.
  • Tem-se demonstrado que açúcar em excesso pode estar associado à doença de Alzheimer. Por isso, essa doença tem recebido a denominação de Diabetes-Tipo-3.
  • Causa o desequilíbrio hormonal no corpo, ativando estruturas que superproduzem alguns e inibindo outras estruturas que acabam subproduzindo outros.

Considere essa lista e os efeitos que o açúcar pode provocar no seu corpo para pensar duas vezes antes de adicionar uma colherzinha que seja no seu cafézinho depois do almoço.

Quanto mais você ficar independente do açúcar, mais seu paladar vai estar preparado para sentir outros sabores. E pode apostar que vale a pena! 😉

Grande abraço!
Tiago

Ps.: Inscreva-se Gratuitamente na Semana do Emagrecimento Saudável.
Evento Online e Gratuito que acontece na semana que vem!
Clique na imagem e vamooooo comigo porque sozinha é muito mais difícil emagrecer.

[icegram campaigns=”2194″]

O que você achou desse artigo?