lutador de sumo

Uma das perguntas que mais recebo é sobre pular o café da manhã no Jejum Intermitente. Por isso, quero começar aqui com um trechinho da entrevista que fiz com o Dr. Wilson Rondó, formado em Medicina Preventiva Molecular, com especialização em Terapias Antioxidantes.

JEJUM INTERMITENTE

“Jejuns pronlongados e os jejuns intermitentes só não são indicados pra gestantes por que pode promover uma alteração do batimento fetal. Além disso, deve se evitar fazer jejum por conta própria aqueles pacientes que tem hipoglicemia e os diabéticos. Nesses casos, dá até pra fazer o jejum intermitente SIM, mas com um acompanhamento bem próximo do seu médico. Isso por causa dos picos de hipoglicemia, que às vezes o diabético apresenta. Nas outras situações, o jejum intermitente responde muito bem. Aliás, só pra você ter uma ideia, se pegarmos a literatura médica atual, o que mais avança em termos de estudos científicos é exatamente o jejum intermitente, também chamado de jejum prolongado. Isso porque cada vez mais descobrem-se benefícios em vários planos, tanto em emagrecimento, como em rejuvenescimento e especialmente na prevenção de cânceres e doenças cardiovasculares.”

Para assistir esse trecho da entrevista vou colocar o link aqui.

Agora, se você leu e não faz ideia do que é essa coisa toda de jejum intermitente, eu te explico a partir de agora.

O QUE JEJUM INTERMITENTE TEM A VER COM CAFÉ DA MANHÃ

Grosso modo falando, jejum intermitente é uma forma de se alimentar que você intercala períodos sem alimentação na sua rotina.

No entanto, para isso você tem que entender que não está apenas pulando refeições. Se fosse isso, você poderia ter seus níveis de açúcar no sangue e sua energia bastante alterados. O que você está fazendo ao iniciar um jejum intermitente é implementar uma estratégia complexa na sua rotina com o objetivo de pular refeições. Fazendo isso da forma correta você melhora a saúde e consegue potencializar o grande objetivo de quem sempre brigou com a balança: emagrecer com saúde!

Veja que eu não falei sobre emagrecimento rápido, apesar de saber que existem sim estratégias para isso. O que estou falando é sobre emagrecimento saudável.

Muitas vezes, jejum intermitente é indicado para pessoas que são recorrentemente resistentes à perda de peso. No entanto, se o jejum intermitente não for bem implementado, você pode ter um grave efeito indesejado e aumentar e muito seu peso (e piorar a sua saúde).

PESQUISA: CAFÉ DA MANHÃ E JEJUM INTERMITENTE

Tanto que uma pesquisa feita com 3.000 pessoas em 2014 no Canadá mostrou que quem pula o café da manhã, sem clareza do que está fazendo, tem menos resultado que quem não pula o café da manhã. Ou seja, sem uma estratégia certa, você tende a engordar ou não emagrecer.

Do grupo de pessoas que tomava café da manha regularmente,  79,43% delas perderam em média 30,4 kg e mantiveram isso durante seis anos. Do grupo de pessoas que não tomava café da manhã regularmente, apenas 4% conseguiu manter o peso depois de emagrecer.

Vale ainda explicar que ambos os grupos consumiram o mesmo número de calorias e tipos de alimentos durante o período de estudos.

Uma das principais conclusões dos pesquisadores foi que quem não comia café da manhã, mesmo ficando mais tempo em jejum, acabava comendo mais errado do que o outro grupo e por isso o jejum teve menos efeito.

Acontece que,  o tipo de calorias que você come determina perder peso e manter a perda de peso.

Para reforçar isso, podemos analisar a rotina dos lutadores de Sumô!

PULE O CAFÉ DA MANHÃ SEM ESTRATÉGIA E GANHE (MUITO) PESO

Você pode pensar que pular o café da manhã reduzirá a ingestão global de calorias durante o dia e isso ajuda a emagrecer.

Infelizmente, o contrário é muitas vezes verdadeiro. Não comer uma refeição matinal significa que você realmente come mais ao longo do dia.

Por exemplo, um estudo com mulheres saudáveis ​​e magras comprovou que saltar o café da manhã pode prejudicar a sensibilidade à insulina e acelerar o aumento de peso.

lutador de sumo

Pegue os lutadores do sumo, por exemplo, que nunca comem o café da manhã.

Eles acordam, pulam o café da manhã e depois treinam vigorosamente por cinco horas. No momento em que se sentam para comer, sentem-se famintos e comem exageradamente demais (o objetivo deles é engordar mesmo!).

Algo muito parecido acontece quando você pula o café da manhã, trabalha no almoço e finalmente volta para casa à noite: você come tudo à vista. Você se sente doente e culpado.

Você acaba fazendo igual um lutador de sumô e pensa que poderia ter um resultado diferente?

O café da manhã é muito importante SIM! Para pular ele, você PRECISA usar a estratégia correta.

Para ter opções saudáveis de café da manhã, você pode aproveitar para baixar o Menu LOWCARB de 7 Dias (GRÁTIS). Com ele, você vai ter 21 receitas deliciosas, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Para aproveitar ao máximo esse menu gratuito, imprima e use como se fosse o livro de receitas da sua avó! 😉

…E QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA PARA PULAR O CAFÉ DA MANHÃ?

Quando você combina jejum intermitente com uma alimentação LowCarb (com baixo nível de carboidratos), que é o caso das 21 receitas gratuitas que disponibilizei ali em cima, você pode obter resultados realmente impressionantes.

Isso porque a alimentação lowcarb é uma estratégia rica em gorduras saudáveis. Como a gordura nos dá mais saciedade, essa estratégia possibilita você ficar mais tempo sem comer (e sem fome).

Sendo bem prático, após acordar, você basicamente pula o café da manhã e, fazendo isso já consegue criar uma janela de 16 horas de jejum.

Com isso você estimula seu corpo a aproveitar os benefícios do jejum, ou seja, acelera o metabolismo para queimar mais gordura. Inúmeros estudos mostram que essa técnica pode ser muito eficaz para perda de peso e melhoria da saúde geral.

Algumas alunas dos meus programas de emagrecimento têm dificuldade de pular o café da manhã ao fazerem jejum.

Para elas, adotamos estratégias alternativas, que mantêm o corpo com os benefícios do jejum e ao mesmo tempo dão aquela saciada. Uma dessas receitas é o famoso bulletproof coffee (ou se você preferir, eu chamo de Café Cremoso).


Esse café contém gorduras saudáveis ​​e coloca seu corpo em cetose (uma palavrinha não muito comum para representar o ato de deslocar o combustível primário da glicose para keytones). A cetose realmente ajuda as pessoas com a queima de gordura e estimula o metabolismo.

Não há regras rígidas e rápidas, exceto que, durante as horas de jejum, você deve consumir zero (ou perto de zero) calorias e siga uma alimentação com baixo carboidrato ao longo do dia.

Pode parecer muito, mas uma janela de 16 horas é relativamente tranquilo. Já fiz algumas vezes 24 horas.

Não é tão desesperador como parece, já que você vai dormir cerca de oito dessas horas e principalmente pelo fato que a base da sua alimentação não vai estar no consumo do macronutriente carboidrato e sim da gordura (que dá muita saciedade, lembra?).

SE QUER CAFÉ DA MANHÃ, ÓTIMO…

…mas não faça dele a sua sobremesa.

Isso significa o que? Que igualmente ruim a pular o café da manhã sem estratégia alguma é transformá-lo em sobremesa.

Quem me segue provavelmente não come sorvete no café da manhã, neh? 😛

Mas você pode não perceber que muitos cereais, torradas integrais ou pão francês, contêm tanto, se não mais, açúcar que um sorvete. =(

Então, se você for pular o café da manhã, use uma estratégia clara, como o que falamos ali em cima, de lowcarb por exemplo.

Agora, se você for tomar café da manhã, use uma estratégia melhor que cereais com pão, frutas e bolo.

No supermercado, quando for comprar seus itens de café da manhã, ignore o corredor de cereais e todas as misturas fabricadas que carregam o rótulo de ‘saudável’, tentando se passar como uma escolha inteligente.

Ao invés disso, busque alimentos ricos em proteínas e gorduras, como ovos, abacates, nozes e castanhas em geral. Eles vão estabilizar o açúcar no sangue e reduzir as flutuações metabólicas no final do dia.

Na verdade, um estudo demonstrou que quando você tem um café da manhã rico em proteínas e gorduras isso pode fazer você se sentir mais saciado e até mesmo reduzir o apetite ao longo do dia.

E outras pesquisas revelaram que um café da manha rico em proteínas pode ajudar a reduzir o hormônio da fome (a grelina) e aumentar a colecistoquinina (CCK), o que sinaliza ao cérebro que já pode parar de comer.

EU QUERO MUITO CAFÉ DA MANHÃ! E AGORA?

Uma primeira opção é a que falei ali em cime: baixe aqui gratuitamente 7 dias de menu LOWCARB.

Nesse menu lowcarb coloquei várias opções que uso no meu dia a dia para manter meu corpo alimentado do início ao final do dia, com muito sabor e economizando tempo na cozinha. Essas receitas mantêm minhas alunas num flow positivo de emagrecimento o ano inteiro (toda semana elas recebem um cardápio diferente). Pegue aqui em baixo o seu primeiro cardápio Grátis.

Por exemplo, essa aqui em baixo é uma receita que você vai encontrar no primeiro cardápio.

PORNOQUECA DE BANANA

panqueca ovo e banana

INGREDIENTES

    • 1 banana (prata ou nanica)
    • 1 ovo
    • ½ colher de chá de canela em pó
    • Manteiga ghee

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e amasse bem a banana em um prato.
  2. Coloque o conteúdo em um bowl e misture com o ovo e a canela.
  3. Bata bem a mistura com um garfo.
  4. Unte uma frigideira antiaderente (em formato circular) com a manteiga ghee, deixe esquentar e despeje nela a massa.
  5. Espere fritar bem de um lado até que a panqueca fique soltinha e vire para fritar do outro lado.
  6. Sirva em um prato, quantas panquecas desejar.

DICA EXTRA 1: o óleo de coco pode substituir a manteiga ghee.
DICA EXTRA 2: para rechear a panqueca, eu gosto de usar morangos picados ou pasta de amendoim sem açúcar (use esses dois em vez de banana se sua restrição de carboidratos for maior que 100g).

Gostou?

Comenta aqui em baixo?!

Um bjoooo
Tiago Batista

Ps.: Para assistir a entrevista com Dr. Wilson Rondó na Integra e sem cortes acesse aqui.

O que você achou desse artigo?