OS SUPERALIMENTOS E O SEU FÍGADO

Antes de falar dos Superalimentos, me responda uma coisa: você quem é que processa as vitaminas e os nutrientes que você come?

O seu Fígado!

E você sabia, também, que além dessas vitaminas e nutrientes, seu fígado é O CARA que tem que lidar com todas as toxinas que você consome a cada dia, todos os dias?

Se você já sabe disso tudo, então me diz por que este post é sobre Superalimentos?

superalimentos

Porque os Superalimentos estão em uma categoria especial de alimentos encontrados na natureza. Eles se destacam porque são fontes superiores de antioxidantes e de nutrientes essenciais – nutrientes que precisamos, mas não podemos produzir nós mesmos.

Isso significa que os Superalimentos fornecem uma densidade nutricional muito maior que outros alimentos que encontramos na natureza.

QUANTO MAIS NUTRIENTES INGERIR, MELHOR

Que todos nós devemos adicionar mais nutrientes em nossas dietas, isso você já sabe, certo?

Nossa maior preocupação sobre isso é justamente com a qualidade dos alimentos cultivados em solos minerais empobrecido.

O tomate, a cebola, o repolho, o alface de hoje em dia apresentam muito menos nutrientes por quilo de alimento do que os que eram cultivados no passado.

Isso acontece principalmente pela exploração indiscriminada do solo, mas o que precisamos saber aqui é que a carga nutricional das plantas que consumimos hoje em dia tem sido cada vez menor.

É justamente por isso que o uso de Superalimentos em nossa alimentação é uma escolha inteligente. Consumindo superalimentos, você aumenta a densidade nutricional de nutrientes em cada refeição!

Para ler mais sobre superalimentos, aqui estão alguns artigos importantes:

Esses 3 posts acima ensinam algumas deliciosas receitas que usam superalimentos para os mais diversos fins. Vai valer demais a leitura!

O FÍGADO E OS SUPERALIMENTOS

Quando você faz um programa de desintoxicação, você na verdade está querendo ajudar seu fígado (que é o principal “órgão detox” que você tem) a ficar mais limpo e a trabalhar cada vez mais e melhor.

Agora, se nesse programa de desintoxicação, você faz seus Sucos Detox usando Superalimentos, você potencializa ainda mais essa capacidade de limpeza e desintoxicação do corpo.

Usar Superalimentos nos Sucos Detox vai transformar seus copos de suco no Santo Graal da Alimentação. Uma bomba de saúde, energia e disposição, transbordando nutrientes essenciais para todas as células do seu corpo quase que instantaneamente.

Rins, fígado, intestinos, estômago e todos os demais órgãos agradecem sempre que colocamos superalimentos para dentro! 😉

Tenha sempre em mãos um Superalimento e seus Sucos Detox serão o supra-sumo da sua alimentação.

Enquanto facilitam o trabalho do seu corpo, fornecendo nutrientes essenciais na forma mais líquida possível, os sucos feitos com Superalimentos fornecem MUITO mais nutrientes que os sucos comuns, o que aumenta incrivelmente sua saúde e sua vitalidade e potencializa incrivelmente todo o processo de emagrecimento.

Na natureza, encontramos Superalimentos que são extemamente benéficos para a saúde, mas nem todos os Superalimentos são lá muito saborosos. E isso vale mesmo quando você colocar esses ingredientes em receitas de Sucos Detox.

 

E só pra reforçar quanto isso é importante, vou te contar um segredinho que só as alunas dos meus grupos de emagrecimento sabem: TODAS as receitas do Programa Detox de 3 Dias incluem pelo menos dois SUPERALIMENTOS na sua lista de ingredientes. Para conhecer o programa D3D clique na imagem abaixo e escolha o Pacote Completo.

O que eu fiz foi separar logo abaixo os 7 Superalimentos que eu mais gosto de colocar nos meus Sucos Detox. Além de serem Superalimentos, são deliciosos e combinam bem com sucos detox!

Se eu pudesse te dar 100 dicas para emagrecer, eu trocaria todas por essa aqui: use Superalimentos em seus Sucos Detox!

Suas receitas para emagrecer, além de queimar gordura, serão uma bomba de saúde para sua vida!

 


CEREJA

superalimentos cherry

Mais um Superalimento delicioso! Usar cerejas em seus Sucos Detox vai fazer muito mais pela sua saúde do que você imagina. A cereja fresca age na prevenção do diabetes, reduzindo a glicemia do sangue. Ajuda a ter um sono mais profundo e reparador, pois contribui para a produção de melatonina, hormônio responsável por cuidar de nosso sono à noite (ajudam inclusive no controle de jet lag, quando há mudanças radicais no seu fuso horário). Reduz a gordura que se acumula principalmente ao redor da barriga, assim como inflamações crônicas e taxas de triglicerídeos desreguladas. Seus antioxidantes atuam de forma bastante eficaz tanto na memória quanto na prevenção de Alzheimer. Falando em prevenção, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan, o consumo regular de cerejas reduz o risco de AVC. E a lista continua…consumir cerejas reduz o envelhecimento da pele, reduz as chances de se desenvolver doença de Gota e câncer de cólon. A ingestão regular de cerejas, assim como o mirtilo (que também está neste post), ajuda na recuperação e reconstrução muscular, promove mais saúde para o coração devido à alta concentração de potássio e é uma excelente fruta para tratamento e prevenção de osteoporose, atuando diretamente no desconfortos das juntas.

SUCO DETOX CHERRY BLOSSON

  • 1 xícara de cerejas frescas (sem caroço)
  • 2 xícaras de espinafre picado
  • 1 talo de aipo
  • ½ pimentão vermelho
  • 10 folhas de manjericão

Benefícios deste suco:

Uma alimentação rica em vitamina C, bioflavonóides e antioxidantes só pode ser saudável. Aliado a isso, você encontra nesse suco uma mistura deliciosa e com um sabor exótico. Doce, com uma pitada de pimenta, essa bebida desintoxicante é uma riquíssima fonte de saúde, energia e disposição. Beba gelado e me conte nos comentários o que achou!


MIRTILO

superalimentos blueberry

Também conhecida como blueberry, o mirtilo é uma arma secreta sempre que você quiser adicionar aquele sabor docinho ao seu Suco Detox. A lista de benefícios para a saúde é imensa: é um Superalimento que apresenta altas concentrações de vitaminas C e K manganês. Falando de obesidade e sobrepeso, o mirtilo nosso grande aliado, pois pode prevenir o crescimento de células de gordura. Possui a maior capacidade antioxidantes dentre as frutas e vegetais conhecidos, e os flavonóides são os antioxidantes que mais importantes no mirtilo. Muitos estudos sobre essa fruta demonstram que os sucos com mirtilo podem prevenir danos ao DNA, o que contribui para controle do envelhecimento e prevenção do câncer. Além disso, os antioxidantes presentes no mirtilo protegem as moléculas de LDL (colesterol) contra oxidação, o que causa o famoso “colesterol ruim”, que é um dos motivos para se desenvolver doenças no coração. Falando em coração, o consumo regular de mirtilo é eficaz para a redução de pressão sanguínea, e também para reduzir os riscos de um infarto. E a lista de benefícios não para por aí. O mirtilo tem papel importante também para o cérebro, ajudando seu funcionamento e contribuindo para reduzir o declínio da capacidade de raciocínio que chega com a idade. Com relação a diabetes, o mirtilo ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, e fortalece a sensibilidade à insulina. Da mesma forma que as cranberries, as blueberries possuem substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de bactéria de se instalarem nos tecidos da bexiga e da uretra. Isso contribui para ao controle de infecções do sistema urinário. E, por fim, o mirtilo também é bom para quem pratica atividades físicas, pois acelera a reconstrução muscular que ocorre após a prática de atividades físicas intensas.

SUCO DETOX DE MIRTILO

  • 1 xícara de mirtilo
  • maçã
  • 4 folhas de couve manteiga
  • 10 folhas de hortelã
  • 2 cm de gengibre
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Benefícios deste suco:

Uma mistura com tantos superalimentos só pode ser uma excelente opção para quem quer emagrecer com saúde. Além do mirtilo, gengibre, maçã e couve completam esse time. Com um sabor doce-picante, esse suco é uma fonte gigantesca de antioxidantes naturais. Os benefícios dessa receita passam pelo controle dos níveis de açúcar no sangue e pela regulação das funções cardíacas. Conte com este suco sempre que precisar de uma receita antibactericida, antiviral, descongestionante e antiestamínica.


MAÇÃ

superalimentos maçã verde

A maçã é rica em ferro, que evita problemas como anemia, e fósforo, bom para fortalecer dentes e estimular o cérebro. Boa parte dos benefícios da maçã vão desde a casca até a polpa, e é por isso que eu uso maçãs nos meus sucos sem tirar nada…nem as sementes. A pectina, presente na casca, ajuda a reduzir o colesterol ruim. Possui também antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres e também combatem alguns tipos de câncer. Contribui para amento da capacidade respiratória e é muito boa para tratar problemas na voz e na garganta, pois contém nutrientes com propriedades adstringentes. Além disso, apresenta altas concentrações de potássio e magnésio. Esses dois elementos, juntos, funcionam muito bem juntos para regulação das funções cardíacas.

Sobre a maçã, é um alimento tão incrível para a desintoxicação do corpo que é o ingrediente que mais aparece nos meus sucos do Programa Detox de 3 Dias.

É um ingrediente coringa que eu uso nas minhas receitas e você pode usar também nas suas, especialmente quando precisar fazer alguma substituição. #ficaadica 😉

SUCO DETOX MAÇÃS QUE EU AMO

  • 1 maçã-verde
  • 1 maçãs gala
  • 1 maçã fuji
  • 2 xícaras de brócolis picado
  • 3 cm de gengibre fresco

Benefícios deste suco:

Fonte de bioflavonóides, é um suco indicado quando o assunto é manter a saciedade em alta. Ao mesmo tempo que alimenta e sacia, é um suco hipercalórico, o que favorece o emagrecimento. Essa receita é bom no controle de cólicas e inflamações nas articulações. Beber esse suco ainda fresco e bem gelado é extremamente refrescante.


AÇAÍ

açai

Para nós brasileiros esse Superalimento é motivo de orgulho. O açaí é uma excelente opção para quem procura ajuda com perda de peso e prevenção do envelhecimento. Os níveis elevados de antioxidantes na forma de antocianinas ajudam na prevenção de cancro e de doenças do coração. Possui também o ácido oleico, que é a mesma gordura saudável para o coração que o azeite também fornece. Mesmo para nós que estamos no Brasil, ter açaí fresco é bem complicado. Por isso, eu uso a polpa congelada, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em feiras. Como não é doce, o açaí vai bem com quase todas as frutas.

SUCO AÇAÍ-VERDE

  • 250 ml de polpa de açaí
  • 1 maçã-verde
  • 10 folhas de hortelã
  • 150 ml de água de coco
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Benefícios deste suco:

Altos níveis de antioxidantes ajudam na prevenção de cancro e de doenças do coração, tanto pela presença do açaí como da maçã-verde. Essa engenhosidade alimentar possui também o ácido oleico, que é a mesma gordura saudável para o coração que o azeite também fornece. Além disso, possui também a pectina, e essa combinação age tanto na saciedade como no fornecimento de energia e na redução do colesterol ruim. Por fim, a hortelã dá uma refrescância deliciosa.


GENGIBRE

superalimentos ginger

Com gosto forte e cheiro bom, o sabor do gengibre pode fazer qualquer combinação de vegetais ser uma deliciosa mistura. Ele é meu elemento coringa em qualquer receita. Um pequeno pedaço de gengibre possui altíssima concentração de potássio, sódio, ferro, fósforo, cobre, cálcio, zinco e magnésio. O gengibre é um excelente anti-inflamatório, principalmente porque causa do gingerol, muito útil no auxílio ao tratamento de pessoas com osteoartrite ou artrite reumatóide.

SUCO GENGIBREIRA DETOX

  • 5 cm de gengibre (se quiser menos forte, use 3 cm)
  • 1 xícara espinafre
  • 1 pêra média (madura)
  • 1 maçã-verde
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Benefícios deste suco:

Uma mistura rica em ferro, fósforo, zinco, selênio, vitaminas B e C, esse suco além de elevar sua energia para as alturas, é extremamente benéfico para memorização e concentração. Beber regularmente essa receita potencializa as capacidades cognitivas.


PIMENTÃO VERMELHO

superalimentos red bel pepper

Para quem gosta de bloody mary, sucos com pimentões vermelhos podem ser uma deliciosa combinação. Bem diferente dos pimentões verdes, os vermelhos dão um sabor doce e picante aos Sucos Detox. Um único pimentão vermelho pode fornecer 100% das suas necessidades diárias de vitaminas A e C, e isso já é mais do que suficiente para incluir esse Superalimento nas minhas receitas.

SUCO BLOOD-MARY DETOX

  • 1 pimentão vermelho
  • 2cm de gengibre
  • 2 tomates maduros
  • 10 folhas de hortelã
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Benefícios deste suco:

Este suco é a releitura Detox do famoso drink Blood Mary. Fonte imcomparável de antioxidantes naturais, este suco é excelente na prevenção de vários tipos de câncer, como próstata e pâncreas. Além disso, auxilia o tratamento de cálculos renais e ajuda a combater os radicais livres. Além disso tudo, a combinação gengibre com pimentão vermelho dá um sabor especial a essa mistura.


ESPINAFRE

superalimentos espinafre

O espinafre traz para os Sucos Detox altíssima quantidade de vitaminas A, C, E, K, betacaroteno, zinco, selênio, manganês, ferro, cobre, cálcio, potássio, ômega-3 e antioxidantes que contribuem na prevenção e no combate a osteoporose, arteroesclerose e hipertensão. Além disso, é excelente também na prevenção de vários tipos de câncer, asma e riscos de infarto. O consumo frequente contribui para saúde da pele, dos cabelos e das unhas, e é especialmente benéfico para o fortalecimento dos ossos.

SUCO DETOX DO POPEY

  • 2 xícaras de espinafre picado
  • 1 xícara de mirtilo
  • 1 lima descascada
  • ½ kiwi descascado
  • 10 folhas de hortelã

Benefícios deste suco:

Essa combinação é extremamente alcalinizante. Rica em ferro, fósforo, zinco e selênio, vitaminas B e C, esse suco é uma fonte de nutrientes amigos do seu cérebro. Além disso, essa combinação ajuda na digestão, previne constipação, mantém seus níveis de açúcar e é um potente anti-inflamatório natural.


Esses 7 Superalimentos, como eu disse lá em cima, são os que eu mais gosto de usar em meus Sucos Detox, mas é bom que fique claro para você que os Superalimentos que a natureza nos oferece vão muito além desses.

A lista abaixo tem vários Superalimentos, e isso significa que cada deles possui uma densidade nutricional fora do comum. Leve essa lista no bolso sempre que quiser incrementar seus Sucos Detox:

  • abacate
  • amêndoas
  • aspargos
  • banana
  • batata doce
  • beterrabas
  • brócolis
  • chia
  • cogumelos shitake
  • couve
  • cúrcuma
  • grapefruit
  • kiwi
  • linhaça
  • manga
  • manjericão
  • mel
  • nozes
  • pepino
  • pêssegos
  • quinoa
  • romã

Eu sei que para algumas pessoas, alguns desses alimentos não vão bem na preparação dos Sucos Detox, mas valem a pena serem incluídos na alimentação diária. Isso vale não só para os dessa lista, mas para todos os Superalimentos que temos na natureza.

Um abraço!
Tiago Batista

Ps.: sobre o programa Detox de 3 Dias para emagrecimento e quebra de vícios, aproveite o Pacote COMPLETO. Eu incluí alguns bônus nessa turma que vão te deixar de queixo caído.

O que você achou desse artigo?