o caminho da imortalidade

Viver pra sempre! Essa é uma das maiores aspirações da humanidade desde que o mundo é mundo.

Normalmente não pensamos nisso enquanto ainda estamos novos, mas com o avanço da idade, todo mundo quer mais anos de vida.

Agora, mesmo querendo esses anos a mais, o que normalmente não queremos é mudar nossa rotina diária para que essa imortalidade venha. Queremos viver mais só que queremos um passe de mágica ou a lâmpada do Aladdin pra isso.

E se eu te dissesse que existe uma forma de viver mais e melhor fazendo uma pequena alteração (bem gostosa) na sua rotina. Você toparia tentar?

Se sim, preciso te dizer que o momento dessa mudança é agora! Te digo isso porque dormir é um dos maiores prazeres que podemos ter nessa vida. Além de fazer bem para o corpo e para a cabeça, o sono é um dos hábitos mais importantes que precisamos ter durante todos os dias, especialmente se queremos ter mais anos de vida.

O problema é que muita gente simplesmente ignora essa necessidade do corpo e negligencia as horas de sono, seja por baladas, um bom livro ou até mesmo pela televisão na madrugada.

O que essas pessoas não sabem é que a privação de sono influencia na nossa produção hormonal e no nosso metabolismo, o que causa tanto acúmulo de gordura como dificuldades de queimar a gordura já acumulada.

E se o acúmulo de gordura no corpo é algo que te incomoda, aproveite para se cadastrar na Semana do Emagrecimento Saudável, um evento gratuito. Clique na imagem abaixo e garanta sua vaga.

Além de contribuir para seu emagrecimento, dormir bem é a melhor mudança que você pode fazer na sua rotina se deseja aumentar a quantidade de anos que você quer ter.

Foi justamente por isso que eu escrevi este post, O Guia Definitivo do Sono, que ensina estratégias práticas pra quem quer melhorar o sono, seja para emagrecer, ter mais disposição, menos fome, menos ansiedade, compulsão alimentar e muito mais anos de vida na Terra.

E mesmo que você hoje em dia durma a noite toda, pode ser que seu sono não seja real e profundamente reparador.  Se você aplica alguma dessas estratégias no seu dia a dia e mesmo assim acredita que pode melhorar seu sono, mais de uma delas pode ser aplicada pela mesma pessoa. Na verdade todas elas podem.
 

#MELHORESEUSONO1

Essa primeira tem o nome esquisito, mas é excelente: MULUNGU. Se você não sabe o que é isso e tem dificuldades para dormir, aprenda hoje! É um chá feito de uma casca de árvore. É comumente encontrado em lojas de chás e produtos naturais. Beba meia hora antes de dormir e os efeitos são muito maiores que camomila, erva-cidreira ou até alguns remédios. Vale a pena!
 

#MELHORESEUSONO2

Sei que nem sempre é possível, mas manter a temperatura em seu quarto inferior a 21 graus Celsius é o ideal. Muitas pessoas mantêm suas casas e, particularmente, seus quartos muito quentes. Estudos mostram que a temperatura ambiente ideal para o sono é entre 15 e 20 graus Celsius. Manter o seu quarto fora desse intervalo pode agitar seu sono. Uma explicação para isso é porque quando você dorme, a temperatura interna do corpo cai para seu nível mais baixo, em geral, cerca de quatro horas depois de adormecer. Os cientistas acreditam que um quarto mais frio pode, portanto, ser mais propício para dormir, uma vez que imita queda de temperatura natural do seu corpo durante os estágios de reparação do corpo.

 #MELHORESEUSONO3
 
Essa parece que todo mundo sabe, mas muita gente não faz porque acha besteira. Durma em completa escuridão, ou o mais próximo possível disso. A escuridão completa influencia diretamente a maior produção de melatonina pelo corpo, e isso está diretamente relacionado a alcançar os estágios mais profundos de sono. Mesmo um pouquinho de luz no quarto pode perturbar o seu relógio interno e a produção de sua glândula pineal de melatonina e serotonina. O menor brilho de seu rádio relógio pode estar interferindo seu sono sem que você saiba. Feche a porta do quarto e livre-se de luzes noturnas. Evite também ligar qualquer luz durante a noite, mesmo quando se levantar para ir ao banheiro. Cubra seu celular e use cortinas tipo blackout nas janelas para evitar as luzes da rua.

#MELHORESEUSONO4

Não mude sua hora de dormir. Você deve ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana. Isso vai ajudar seu corpo a entrar em um mesmo ritmo de sono e isso é extremamente benéfico para o ciclo circadiano noturno sempre que você precisar descansar.
 
#MELHORESEUSONO5
 
Além de dormir no mesmo horário, estabeleça uma rotina para isso. Inclua meditação, respiração profunda, uso de aromaterapia ou óleos essenciais antes de deixar. A chave é encontrar algo que faça você se sentir relaxada, então repetir a cada noite para ajudá-la a liberar as tensões do dia.
 

#MELHORESEUSONO6

Tome um banho quente ou se for possível faça sauna antes de dormir. Quando a temperatura do corpo é aumentada no final da noite, ele vai cair na hora de dormir o que facilita o sono. Quando essa estratégia vira rotina meio que o corpo entender que ao sair do banho quente a queda de temperatura diz que é hora de dormir.
 
#MELHORESEUSONO6
 
Adote meias como parte do seu pijama. Nossos pés muitas vezes ficam frios antes do resto do corpo porque eles têm a circulação mais fraca (são extremidades). Um estudo mostrou que o uso de meias para a cama reduz a insônia noturna.
 
#MELHORESEUSONO7
 
Nos casos de quem trabalha em casa, pare de trabalhar pelo menos uma hora antes de dormir (de preferência duas horas). Isso vai dar à sua mente a chance de relaxar para você dormir sentindo-se calma. Não é a hora de se preocupar ou ficar ansiosa sobre prazos de futuros.
 

#MELHORESEUSONO8

Vá para a cama o mais cedo possível. Seu corpo (especialmente o seu sistema adrenal) faz a maioria das recargas entre 23h e 01h. Além disso, a sua vesícula biliar retira toxinas durante esse mesmo período. É um reloginho mesmo, só que quando a gente não vê fica difícil de dar a devida importância a isso. Se você está acordado nesse período, as toxinas voltam para o fígado, o que pode atrapalhar ainda mais o seu metabolismo e a sua saúde. Antes do uso generalizado de energia elétrica, as pessoas iam para a cama logo após o pôr do sol, como a maioria dos animais fazem. Eu sei que dependendo da rotina da sua casa, dormir antes das 23h pode ser complicado. Por isso, considere mudar sua rotina para ter um sono e uma saúde melhores.

Espero que essas 8 estratégias possam ajudar você a ter um sono melhor e verdadeiramente reparador. Me conta depois, lá no face, o que que você achou?
Um grande abraço!
Tiago Batista

Ps.: se o acúmulo de gordura no corpo é algo que te incomoda, aproveite para se cadastrar na Semana do Emagrecimento Saudável, um evento gratuito. Clique na imagem abaixo e garanta sua vaga.

[icegram campaigns=”2194″]